“Compromisso com o Desenvolvimento” é o nome da série de três encontros que o Sistema Fecomercio promoverá nos 19 e 26 de julho e 2 de agosto com os principais candidatos ao Senado Federal pelo RN nas eleição de outubro próximo. Serão palestras individuais de cada candidato, sempre abordando suas propostas para os segmentos de comércio, serviços e turismo. Após as palestras, serão feitas perguntas por parte da plateia. A ordem dos candidatos, definida em sorteio foi a seguinte: 19 de julho, Garibaldi Alves Filho; 26 de julho, Wilma Maria de Faria e 2 de agosto, José Agripino Maia. As três edições do “Compromissos com o Desenvolvimento” serão realizadas no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, sempre ao meio-dia.
Empregos
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego relativos a abril, divulgados esta semana chamam a atenção para alguns detalhes. O primeiro é a retomada do ritmo da construção civil, que registrou a criação de 912 postos de trabalho no mês passado. A indústria da transformação vem em segundo lugar, com 885 postos de trabalho, também sinal de reaquecimento. Já no caso do comércio, no mês, houve queda de 522 postos formais, em virtude das demissões dos temporários contratados para a Páscoa e ainda um resquício de pessoal temporário contratado no final de ano. Mesmo assim, juntos, os segmentos de Comércio e Serviços fecharam o primeiro quadrimestre do ano com um balanço positivo de 3.260 novos empregos gerados no estado, sendo 2.892 em serviços e 368 no comércio.
Campanha
Entra nas rádios ainda esta semana a campanha da Agência de Fomento do estado (AGN), acerca da sua linha AGN Micro, que tem como foco oferecer crédito às microepresas, com taxas de juros diferenciadas e condições de contratação facilitadas.
Rumo a Mossoró
Depois de fazer sucesso em Natal, o Real Botequim aporta, no próximo dia 25 de maio, em Mossoró. Será na Praça da Convivência e vai funcionar diariamente a partir das 11h30, para almoço. À tardinha vira boteco.
Comerciário 1
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) realiza hoje uma audiência pública sobre a regulamentação da profissão de comerciário - aquele que é empregado no comércio. Foram convidados para o debate representantes do setor empresarial. A reunião acontece a pedido do senador Adelmir Santana (DEM-DF). Segundo ele, é necessário ouvir os representantes dos empresários, já que as duas audiências sobre o assunto realizadas anteriormente ouviram os representantes dos trabalhadores.
Comerciário 2
O ponto de partida para as discussões são dois projetos de lei que prevêem essa regulamentação: o PLS 115/07, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), e o PLS 152/07, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS). Um dos pontos em comum entre os dois textos é a previsão de redução da jornada de trabalho dos comerciários para 42 horas.

Encontros
18/05/2010 12h13

