Consultorias impulsionam panificadoras potiguaresDepois de Natal, as ações chegam a outras regiões do estado, estimulando a melhoraria dos processos produtivos |
Transformar as padarias em estabelecimentos que vão além da venda de pão com diversificação dos produtos, máximo de eficiência e boa lucratividade. É isso que esperam os empresários do setor, que participam do programa setorial Qualipão, uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipan-RN) e a Associação da Indústria da Panificação do Rio Grande do Norte (Aipan-RN). Depois de Natal, as ações do programa chegam a outras regiões do estado, estimulando a melhoraria dos processos produtivos ao passo que eleva a competitividade dos pequenos negócios.
Ao longo desta semana, 11 panificadoras, localizadas em municípios do Vale do Açu, receberam consultorias tecnológicas propostas pelo programa. O objetivo é aumentar a rentabilidade de empreendimentos do setor na região, incentivando os processos de inovação que podem melhorar a competitividade e a lucratividade das empresas. As consultorias têm foco na parte gerencial, capacitando os proprietários das panificadoras a melhor gerir o negócio.
O trabalho foi iniciado em novembro de 2013 e terá continuidade durante o mês de fevereiro, com novas intervenções, executadas inicialmente ao longo da semana. As consultorias são individualizadas para respeitar as particularidades e estágios de cada empresa participante. As consultorias e treinamentos abrangem diversas áreas do empreendimento, como gestão estratégica, gestão da produção, melhorias na produtividade, tecnologia da panificação, confeitaria e o layout de loja.
No Vale do Açu, as ações desenvolvidas nos municípios de Angicos, Lajes e Assú foram pensadas a partir do programa da Sebraetec e são executadas através do Programa Agentes locais de Inovação (ALI), cujos agentes fazem as consultorias in loco. As ações animaram Maridaguio Cunha, proprietário da Panificadora Padrão, que fica localizada em Assú. Depois de oito anos de atuação nesse setor, o empresário vislumbra novas perspectivas para o negócio e espera aumentar a lucratividade depois das intervenções.
Em Natal, também acontece um projeto ligado ao setor de panificação, resultado de uma parceria com Sindipan-RN e Aipan-RN. Dentre as ações são feitas consultorias para incentivar a melhoria do processo produtivo, excelência no atendimento ao público e investimento na visibilidade da panificadora. O Projeto ‘Padaria Sua Casa Fora de Casa', teve início em dezembro de 2013 e vai até maio. Cinco empreendedores estão sendo beneficiados pelo programa.
Na capital, Teninson Brito é um dos beneficiados pelas consultorias. Proprietário de uma rede de padarias, a Gosto de Pão, há 21 anos, empresário comemora os primeiros resultados. Teninson Brito já percebe os benefícios alcançados pelos treinamentos já realizados, e também das expectativas para as próximas consultorias. "Já estamos colhendo os frutos das primeiras consultorias, e tenho certeza que vai melhorar ainda mais. O aumento de vendas é a nossa meta, mas atender e deixar os nossos clientes satisfeitos é o nosso objetivo", finaliza.
Segundo, Horácio Barreto, gestor do projeto de encadeamento produtivo da panificação do Sebrae-RN, o projeto trará benefícios ao ramo de panificação, a partir de melhorias conquistadas através dessas assessorias prestadas aos empreendedores. "Pretendemos levar esse projeto até próximo à Copa do Mundo. As panificadoras estarão bem preparadas para receber o evento, tanto na produção quanto no atendimento ao cliente. E não será uma benfeitoria passageira", antecipa.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN












