Empresários estão otimistas quanto ao faturamento no 3º trimestrePesquisa Serasa Experian aponta que 59% aumentarão suas estimativas para o perÃodo. |
A Serasa Experian divulgou nesta segunda-feira (21) a pesquisa de Expectativa Empresarial para o 3º trimestre de 2010, que mostra que 59% dos empresários entrevistados em todo o país vão rever suas estimativas de faturamento para o período, com base no 2º bimestre e 41% vão mantê-las conforme planejado. Do total de empresários que vão rever seu faturamento, 84% o farão para cima e apenas 16% para baixo.
Das empresas que acreditam em um faturamento superior no 3º trimestre, 86% se concentram no setor de serviços. O setor de comércio vem em seguida, com 84% e a indústria em terceiro, com 79%.
Na análise por porte, as médias e pequenas empresas lideram o otimismo no período, com 85% e 84% de seus empresários, respectivamente, apostando em um crescimento do faturamento. Nas grandes empresas, são 74% compartilhando da mesma opinião.
Na análise por regiões, o Nordeste (91%) e o Norte (90% congregam a maior parcela de empresários que consideram um faturamento superior no terceiro trimestre em relação ao período anterior. A seguir estão o Centro-Oeste (88%), Sudeste (86%) e Sul (74%).
Em relação as perspectivas para este ano, 743% dos empresários entrevistados percebem um faturamento maior de seu negócio em 2010, na comparação com o ano passado. Um total de 19% acha que se repetirá e apenas 8% acha que irá cair.
Na pesquisa setorial, os serviços (75%), a indústria (74%) e o comércio (71%) aguardam um faturamento melhor para o ano. Ao analisar por porte, as grandes empresas, com 78% de seus executivos, as médias, com 75%, e as pequenas, com 72% de seus entrevistados, concordam que 2010 encerrará com um faturamento superior ao verificado no ano passado.
Em relação ao quadro de funcionários, no 3º trimestre, para 62% dos entrevistados, o quadro de funcionários não sofrerá alteração. Para 32% aumentará e para 6% diminuirá. Na visão setorial, as instituições financeiras são as que mais pretendem contratar, de acordo com 45% de seus empresários, e 53% dizem que vão manter o quadro atual.
Na indústria, são 36% apostando no crescimento do número de seus funcionários e 62% mantendo os atuais. No setor de serviços são 33% ampliando a contratação e 61% mantendo. Por fim, no Comércio, são 29% demandando mais mão de obra e 63% utilizando o potencial de seu quadro atual.
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial mostra que o empresário brasileiro está otimista em relação ao faturamento do seu negócio no 3º trimestre do ano. A maior parte não pensa em ampliar a contratação de mão de obra, aproveitando mais os recursos presentes. Do lado dos investimentos, a parcela mais representativa opta por manter os recursos planejados.












