Valorização de moeda chinesa provoca alta nas bolsas |
A valorização do yuan (moeda chinesa) frente ao dólar espalhou uma onda de otimismo nos mercados financeiros nesta segunda-feira. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, abriu em alta de 1,21% e estava em 65.220 pontos por volta das 10h05.
O Banco Popular da China (PBoC) anunciou no final de semana a flexibilização monetária e a cotação do yuan frente ao dólar voltou para os patamares de 2005. O governo chinês controlava a cotação de sua moeda desde julho de 2008, como uma forma de estabilizar a economia durante o ápice da crise financeira mundial.
O motivo das altas nas principais bolsas de valores do mundo é que, com sua moeda valorizada, a China aumenta o volume de suas importações, impactando positivamente nas vendas de uma gama de empresas.
Sem indicadores relevantes nos Estados Unidos, a agenda econômica desta segunda-feira (21) aparece mais tranqüila. Os investidores também devem acompanhar o pronunciamento do presidente do banco central europeu.
O mercado elevou suas projeções para a taxa básica de juro neste ano, seguindo a expectativa de que a posição adotada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em sua última reunião deverá ser mantida. As projeções agora são de que a Selic termine o ano de 2010 em 12% ao ano, e não mais 11,75%, como previsto antes.












