Empreendedores se reúnem em Natal para criar startupsA maratona começa nesta sexta-feira (21) e prossegue até o domingo, nas instalações do Instituto Metrópole Digital, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
O fim de semana será intenso para quem pretende apostar em negócios no mundo digital. 90 empreendedores estarão reunidos em Natal para compartilhar ideias, formarem equipes e com a possibilidade de criarem uma micro ou pequena empresa com a realização do Startup Weekend. A maratona começa nesta sexta-feira (21) e prossegue até o domingo, nas instalações do Instituto Metrópole Digital, no campus da . Serão 54 horas de imersão no que é considerado um dos maiores eventos desse segmento no mundo. Além de Natal, empreendedores de outras 18 cidades do mundo, como Brasília, Nova Iorque (Estados Unidos), Bogotá (Colombia) e Veracruz (México), estarão focados na criação de novas startups.
Ao longo de três dias de competição, que tem o apoio do , os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir um modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. “A gente espera que o evento venha engrandecer o empreendedorismo digital no nosso estado”, afirma uma das organizadoras do evento, Rayanny Nunes. Além dela, os jovens Eduardo Augostinho, Leo Uchôa, Arnóbio Medeiros e Philipe Coutinho são os responsáveis pela realização da edição potiguar.
O Startup Weekend começa com pitch de ideias de 60 segundos, em seguida são eleitas pelos participantes as melhores ideias e as equipes começam a se formar. As equipes passam sábado e domingo focados em desenvolver e validar suas ideias, constroem protótipos e são acompanhados por mentores experientes. No domingo (22), as equipes apresentam os produtos e recebem o feedback valioso dos jurados e especialistas.
O evento é voltado para designers, profissionais de marketing, gerentes de produto e entusiastas empreendedores. Durante a inscrição, o participante deve indicar entre as opções de Não Técnico, Desenvolvedor e Design. “Dessa forma, todas as equipes poderão contar com um misto de participantes”, destaca o gestor do Projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sebrae-RN (Protic), Carlos von Sohsten. Além do apoio, o Sebrae participa de todas as etapas de mentoria e possui assento na banca de jurados.
A competição já foi realizada em mais de 25 países, com 1068 eventos realizados em 478 cidades, mais de 8 mil startups foram criadas e mais de 100 mil participantes envolvidos. A ideia pode se transformar em uma ótima oportunidade de investimento. “No evento podem ter pessoas que queiram apostar naquelas ideias. Há vários casos de empresas que surgiram a partir de eventos como esse”, comenta Carlos von Sohsten.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias












