IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

24/02/2014 08h05

Rio Grande do Norte ganha centros de empreendedorismo

Os centros funcionarão como núcleos de estímulo a prática profissional, seja na criação de empresas no sistema de incubadoras, ou de pesquisas acadêmicas aplicadas

Tornar o que se aprende na teoria em algo possível de aplicar em um negócio. Essa é a proposta dos dois centros de empreendedorismo que a Universidade Potiguar (UnP), que faz parte da Rede Laureate Universities, lança no Rio Grande do Norte. Integradas à universidade, os centros funcionarão como núcleos de estímulo a prática profissional, seja na criação de empresas no sistema de incubadoras, ou de pesquisas acadêmicas aplicadas.

As consultorias e capacitações oferecidos pelos núcleos serão de responsabilidade do Sebrae no Rio Grande do Norte. As duas instituições são parceiras e já mantém várias ações em conjunto, como o Projeto Pré-Consultores, o Programa de Educação Empreendedora, o Desafio Universitário e a inclusão do Projeto de Incubadoras. A ideia é que os centros passem a disseminar e fomentar a inovação e a tecnologia entre alunos, egressos e pesquisadores da Instituição, assim como para fora da academia. A solenidade de lançamento ocorreu na noite da quinta-feira (20), na Arena das Dunas.

"A partir de agora, há uma ponte concreta entre a academia e o mundo real; entre a teoria e a prática. Uma ponte de mão dupla, por onde trafegarão inúmeras oportunidades de criação de novos negócios, éticos e sustentáveis, que construirão muito mais do que apenas riquezas", disse o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, durante o lançamento das novas estruturas, denominadas Empreender e e-Labora, ao lado presidente da UnP, Marcus Peixoto.

Centros

A primeira é uma organização dentro da Universidade Potiguar que visa inspirar o empreendedorismo nos alunos e egressos, e tem como objetivo estimular novas ideias e atuar como incubadora de empresas e parques tecnológicos, oferecendo infraestrutura e apoio gerencial. Além do serviço de incubadora, o Empreende também atuará em três outros focos de apoio a empresas.

Um deles é o projeto de Consultoria Júnior, ao qual está vinculado o programa Pré-Consultores. O Pré-Consultores existe há quatro anos dentro da Escola de Gestão e Negócios da Instituição e já atendeu mais de 1.200 empresários, fornecendo consultoria gerencial às empresas de micro e pequeno porte nas áreas organizacional, recursos humanos, marketing, finanças e gestão de operações, por meio de intervenções realizadas por alunos e professores. Através do setor de Orientação Profissional e Empregabilidade serão ofertados serviços de Coaching, Monitoria, Aconselhamento e Network sobre profissões, carreira e decisões gerenciais.

Já o e-Labora é um Centro de Excelência focado na inovação tecnológica, através de pesquisa aplicada. Oferece aos alunos e sociedade civil a estrutura e experiência acadêmica dos docentes, através de serviços que contribuam para a solução dos problemas de produtividade do estado, da região e do país.

Entre os serviços oferecidos pelo Centro estão o desenvolvimento de inovações tecnológicas que propiciem saltos de eficiências, a formação de profissionais de excelência e criação de patentes. As pesquisas aplicadas do e-Labora serão divididas em quatro grandes áreas: Construção Civil, Desenvolvimento de Software, Automação e Controle, e Microeletrônica.Em 2014 os projetos foram selecionados, mas as empresas interessadas em firmar parceria já podem se candidatar. Os pré-selecionados farão parte dos desafios de 2015 do e-Labora.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo