Coordenação da Copa deverá ser feita por cidades-sedeFifa estabelece que 90% da responsabilidade na organização da Copa será do governo municipal. |
Durante o terceiro dia de palestras do Programa de Observação da Fifa, em Joanesburgo, ficou definido que as cidades sedes terão 90% de responsabilidade na organização do evento, sendo que os Governos Estadual e Federal também deverão participar ativamente com recursos e trabalho produtivo.
Participam do Programa de Observação da Fifa o vice-prefeito de Natal, Paulo Freire, que coordena das ações da Copa no município, o secretário de Comunicação da Prefeitura, Jean Valério, o secretário da Copa do Estado, Fernando Fernandes e o procurador do Estado, Marcos Pinto.
O secretário Jean Valério explica que a Fifa alertou que as cidades precisam se reunir com urgência para identificar como melhor “vender” o Brasil. “A Fifa diz que perdeu muito tempo para definir a forma de vender a África. Mas no final conseguiram focar a diversidade cultural. Temos que pensar como queremos que o Brasil e Natal sejam conhecidos no mundo”, disse Jean Valério.
A Fifa informou ainda que, ao fim da Copa de 2010, todas as cidades sedes, inclusive Natal, vão sentir muita pressão para iniciarem ações da Copa. “A orientação da Fifa é de que não há como manter por quatro anos o entusiasmo aceso. E não devemos ter ansiedade para começar. Temos que planejar para executar bem feito e no prazo adequado”, comentou Paulinho Freire.
O vice-prefeito de Natal destacou ainda que Fifa foi clara ao orientar: “Eles orientam para que não deixemos a pressão tomar conta da gente. O importante é como termina e não como começa”, concluiu.












