Palestra gratuita ensina o que fazer para conseguir sucesso no mercadoConsultor explica como planejamento estratégico torna-se diferencial competitivo para pequenos negócios |
Pensar cada etapa da empresa, estabelecer metas, determinar prazos e acompanhar os resultados pode ser a diferença entre ter um negócio competitivo ou estar fora do mercado. As empresas de pequeno porte precisam adotar a cultura do planejamento ou serão devoradas pelas grandes corporações, que normalmente já criaram uma arquitetura estratégica voltada para resultados. O alerta vem do consultor Marcos Rosa, que ministra a palestra “Como obter resultado para minha empresa?”, na próxima quinta-feira (10), às 9h, no Sebrae no Rio Grande do Norte. A palestra é gratuita, entretanto as vagas são limitadas e podem ser reservadas através do 0800 570 0800.
De acordo com Marcos Rosa, somente através do planejamento, é possível estabelecer uma cultura voltada para resultados. “As empresas que têm essa cultura, basicamente, cumprem bem os seus objetivos. Enquanto as que não fazem esse planejamento funcionam a esmo e a tendência é serem retiradas do mercado”, sentencia o consultor. Essa estrutura de planejamento estratégico já é prática comum nas grandes empresas, mas as pequenas não só podem como devem passar a adotar a cultura do planejamento como ferramenta de gestão, o que pode se tornar uma vantagem competitiva.
O primeiro passo para o empresário que quer começar a construir uma cultura voltada para resultados é colocar todos os planos no papel ou no computador. “Os erros ficam mais evidentes quando tiramos do campo das ideias. Nosso cérebro é seletivo e geralmente costura esses erros, não deixando que apareçam tão nitidamente”, explica.
Depois, é a vez de estabelecer metas e prazos. Em seguida, criar um sistema de reconhecimento de quem cumpre o que foi estabelecido no tempo previsto. “Reconhecer pessoas que cumprem prazos e metas é a melhor forma de incentivá-las a buscar resultados naturalmente, pois todos nós somos medidos pela nossa capacidade de atingir resultados”.
Na palestra, o consultor pretende demonstrar como a utilização de ferramentas clássicas de gestão facilita a tomada de decisões empresariais. A proposta é fazer o empresário participante reconhecer o valor das dimensões básicas de um planejamento estratégico focado em resultados. A capacitação também ensinará os participantes a elaborar o planejamento para tomar decisões estratégicas na sua empresa e vai orientá-los como escolher os caminhos para a adoção de um sistema estratégico de gestão em sua empresa.
Consultor credenciado do Sebrae, Marcos Rosa é professor universitário, possui mestrado em Ciências em Engenharia da Produção, pela UFRN, tendo lecionado nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Marketing e Vendas, Gestão Pública, Gestão Financeira e Gestão Ambiental na Universidade Potiguar (UnP). Ele também é sócio e diretor executivo do Centro de Treinamento em Administração e Recursos Humanos (CENTAURHUS) e da Educar Consultoria e Treinamento Empresarial.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN












