Apesar de Dia das Mães e Copa, intenção de consumo para 2º tri é baixaIntenção de consumo é a mais baixa para os meses de abril, maio e junho desde 2004, quando se verificou o patamar de 45,1% |
O ano de 2014 é considerado pelo mercado um ano atípico, pois além das eleições, o Brasil também irá abrigar a Copa do Mundo da Fifa, sendo que o segundo trimestre de 2014 (abril, maio e junho) é um dos mais esperados pelo varejo já que terá o Dia das Mães e o início do evento esportivo.
No entanto, o que deveria representar um aumento nas vendas, na verdade vai ser um período bem ruim para o comércio. De acordo com a pesquisa de intenção de consumo da Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), o índice de consumidores que pretendem efetuar uma compra de bens duráveis é de 53,2% no período.
Apesar de o indicador ser 3,6 pontos percentuais maior do que o registrado no primeiro trimestre (49,6%), ele registrou queda de 6 p.p. quando comparado com o segundo trimestre do ano passado (59,2%). Essa é a intenção mais baixa para os meses de abril, maio e junho desde 2004, quando se verificou o patamar de 45,1%.
Segundo o presidente do conselho do provar/FIA, Claudio Felisoni de Angelo, apesar da leve melhora na intenção de compra, o cenário é preocupante. "É de se esperar que no segundo trimestre desse ano haja uma recuperação das vendas em relação ao primeiro trimestre do ano. As datas especiais como o Dia das Mães e o Dia dos namorados, além é claro da Copa do Mundo, explicam esse movimento. Entretanto, é importante assinalar, que mesmo considerando esses eventos o percentual de intenção de compras é o menor em 10 anos", afirma.
Fonte: MSN Dinheiro












