Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

22/06/2010 18h45 - Atualizado em 22/06/2010 18h45

Programa qualifica profissionais da hotelaria para a Copa de 2014


Há quatro anos da Copa de 2014, a hotelaria natalense começa seus preparativos. Na tarde desta terça-feira (22) o Hotel Barreira Roxa, Via Costeira, foi palco do lançamento do Programa Bem Receber – “O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”, que visita as 12 cidades-sede do Mundial com o objetivo de apresentar o projeto de um curso de capacitação à distância, voltado para os profissionais lotados nos hotéis.

A expectativa da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, entidade responsável pelo programa, é que 19 mil profissionais sejam capacitados até 2012. O coordenador comercial da Escola Virtual, Rafael Silveira, explica que para atingir a meta, a qualificação dos profissionais vai acontecer em três fases inicialmente. O projeto é organizado pelo Ministério do Turismo (Mtur).

Na primeira serão atendidos os profissionais da chamada “linha de frente”, que atendem diretamente os turistas. Neste caso, recepcionistas, capitães porteiros, mensageiros, governantas e gerência média. “O que se pretende é especializar e melhorar o atendimento com o objetivo de atingir padrões internacionais”, conta o coordenador comercial da Escola Virtual.

Rafael Silveira detalha que o curso acontecerá em módulos diferenciados, um geral e outro específico para cada uma das áreas específicas. Nesta primeira fase, 4.115 profissionais serão atendidos até dezembro, outros 7.000 em 2011 e mais 7.885 em 2012. O curso terá uma carga horária de 200 horas com duração de cinco meses, começando no dia 15 de julho e sendo finalizado em dezembro.

Contemplada com 400 vagas, a hotelaria natalense espera aproveitar a oportunidade. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), Enrico Ferme, a iniciativa é o primeiro passo para a Copa de 2014. “Todos os hotéis serão atendidos, independente do tamanho. Vamos trabalhar com a explicação do programa e motiva para que ele seja multiplicado”, ressalta.

Mais do que funcionar com vistas à Copa do Mundo, a qualificação é vista como positiva também por incrementar qualidade no nível de serviço da capital potiguar independente da época do ano. “Para uma cidade que vive eminentemente da atividade turística, a qualificação e requalificação da mão de obra é um ponto chave para tornar Natal um produto de sucesso”, detalha Enrino Ferme.

Os participantes do programa terão acesso a login e senha do sistema, assim como os gestores, que poderão acompanhar as atividades dos funcionários. Os profissionais receberão certificados válidos nacionalmente e o hotel que tiver 80% de seus funcionários qualificados no projeto recebe o selo “Bem Receber Copa 2014”.

Para se inscrever, os interessados devem destacar e preencher a Ficha de Matrícula do folder do cursista e anexar cópias da Carteira de Identidade e do CPF. Os documentos devem ser entregues aos gerentes dos respectivos meios de hospedagem, que comunicarão os dados à Central de Apoio dos Cursos pelo endereço www.evmh.com.br.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo