Policiais participam de curso sobre Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesO curso aborda assuntos como as estratégias e ações policiais sobre turismo sexual |
A Academia de Polícia Civil (Acadepol) promove nesta terça-feira (22/04) mais um curso de preparação para policiais, com vistas à Copa do Mundo 2014. O tema, dessa vez, é “Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e a iniciativa faz parte de um convênio com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE/MJ).
Com um total de 40 horas/aula, o curso segue até 28 de abril na sede da Academia, para 20 alunos, dentre policiais civis, militares, guarda municipal e bombeiro. As aulas da segunda turma do referido curso acontecem entre os dias 19 a 23 de maio. As turmas já estão montadas.
Para o Diretor de Ensino da Acadepol, delegado Osmir Monte, as aulas têm uma importância especial tendo em vista que Natal é uma das cidades sedes da Copa. “Esse curso vai subsidiar os policiais a terem elementos que forneçam uma melhor capacitação para enfrentar esse problema, pois sabemos que o turismo sexual fica maior em maior evidência quando se recebe uma maior quantidade de turistas na cidade”, explicou.
O curso de “Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” será ministrado pelo Promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Marconi Antas Faconi de Melo, pela Assistente Social e Coordenadora da Casa Renascer, Sayonara de Medeiros Dias, além dos delegados da Polícia Civil, Adriana Shirley, José Francisco Correia Júnior e Reginaldo Soares.
Segundo o coordenador do evento, o escrivão da Polícia Civil, Luís Carlos Fernandes de Oliveira, a intenção é capacitar os policiais de forma a diminuir os índices de violência contra a criança e o adolescente, especialmente durante a Copa. “O turismo sexual é um problema recorrente das cidades litorâneas do Nordeste e como a Copa do Mundo deve trazer uma grande quantidade de turistas para Natal temos que estar habilitados para enfrentar essa situação”, concluiu.
O curso aborda assuntos como as estratégias e ações policiais sobre turismo sexual; aspectos gerais sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes; turismo para fins sexuais: ações de prevenção e enfrentamento; legislação aplicada; o papel do terceiro setor no enfrentamento (ONG’s).
Próximo Curso Entre os dias 05 a 14 de maio os policiais participam da segunda turma do curso de “Inteligência e Segurança Pública”, voltado para policiais civis e militares e com um total de 60 h/a.
Fonte: Secom/Polícia Civil












