Palestra na Casa da Indústria tratará de sucessão familiar nas empresasA palestra “O Futuro das Empresas Familiares no Nordeste” que será ministrada pelo conferencista e consultor Cícero Rocha, fundador do reconhecido Instituto Empresariar |
A empresa Atle Consultoria em Gestão em parceria com a FIERN vai realizar, no próximo dia 15, às 18h30min, no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria, a palestra “O Futuro das Empresas Familiares no Nordeste” que será ministrada pelo conferencista e consultor Cícero Rocha, fundador do reconhecido Instituto Empresariar.
Cícero vai abordar sucessão familiar, governança corporativa, familiar e jurídica, planejamento e gestão estratégica, holding familiar e blindagem patrimonial. As pessoas interessadas em participar podem fazer suas pré-inscrições pelos telefones: 3086-2812 e 2020-5093, bem como obterem mais informações sobre o evento.
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Cerveja, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em geral do Estado do Rio Grande do Norte – SICRAMIRN, Djalma Júnior, a palestra é um diferencial para todas as empresas familiares. “Eu vi a palestra, e posso garantir que é um assunto de interesse de todo empresário que precisa gerir uma empresa familiar, para saber como conduzir a sucessão e como fazer a empresa crescer mais”, afirmou.
Cícero Rocha, que vem ajudando grandes grupos do País e, principalmente, do Nordeste a enfrentar esse processo sem traumas ou, pelo menos, com o mínimo de conflitos. “As empresas familiares têm medo de se consultar com profissionais externos à organização quando o assunto é sucessão e tentam resolver a questão em casa. Mas, em muitos casos, não dá para tratar com ‘chazinho’ uma situação que necessita de cirurgia, o que deve ficar a cargo dos melhores especialistas”, diz Rocha.
Segundo ele, com dados do Instituto Empresariar deste ano, de cada 100 empresas familiares do País, apenas 25 sobrevivem à primeira geração (filhos). Quando chega à segunda geração (netos), esse número cai para 13. Na terceira (bisnetos), apenas cinco sobrevivem. “No Nordeste a taxa é mais preocupante, pois só oito chegam à segunda geração e três, à terceira”, declara.
Os principais fatores seriam a falta de um plano estratégico que leve a empresa a prever o futuro e alinhar seus interesses internos (família, sócios e colaboradores) para gerar harmonia. “Sem isso, há conflitos de interesses e prejuízos ao desempenho, sustentabilidade e longevidade da empresa”.
ATLE - A Atle Consultoria em Gestão é uma empresa que atua no Nordeste, na prestação de serviço de consultoria empresarial, serviços de RH e no desenvolvimento humano, com uma equipe de profissionais qualificados, prestando serviço para empresas de vários segmentos, utilizando-se de conhecimento técnico e vivências de mercado, para atingir seu objetivo, que é contribuir e gerar resultados para pessoas e organizações.
Serviço:
Palestra – O FUTURO DAS EMPRESAS FAMILIARES NO NORDESTE
Data: 15 de maio de 2014
Horário: 18h30min
Local: Auditório Albano Franco – Casa da Indústria
Pré-inscrição pelos telefones: 3086-2812 e 2020-5093
Home: www.atle.com.br
Fonte: Fiern












