Oficina de empreendedorismo mobiliza universitários de MossoróUma semana inteira para repassar estratégias de novos negócios comandados por acadêmicos ou aprimorar aqueles que já estão no mercado |
Uma semana inteira para repassar estratégias de novos negócios comandados por acadêmicos ou aprimorar aqueles que já estão no mercado, mas precisam de um novo direcionamento. Essa é a meta da primeira Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) Universitária, que começa na próxima segunda-feira (12), no campus da Universidade Potiguar (UnP) de Mossoró, integrante da Laureate International Univerties. O objetivo é mobilizar esse público e estimular o espírito empreendedor entre os jovens universitários. As inscrições para a OSE Universitária estão sendo feitas na universidade.
O metodologia da OSE foi criada no Acre e aperfeiçoada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, modelo que hoje está sendo replicado em vários estados. Agora, com a OSE Universitária, a metodologia foi adaptada para o perfil dos estudantes do ensino superior, enfocando assuntos no eixo da teoria visionária e das competências e habilidades empreendedoras.
Em cinco dias, são trabalhados temas, como ideias e oportunidades de negócios, planejamento, marketing, mercado, riscos, mudanças, informação e definição de metas. A intenção é fomentar o empreendedorismo no meio acadêmico, dando subsídios para que alunos de graduação já montem estratégias de negócios que podem ou não estarem relacionadas à graduação, e que seu destino profissional seja traçado com base em conhecimentos teóricos e práticos bem estruturados e planejados.
A capacitação será realizada durante o congresso científico da UnP em Mossoró, no período de 12 a 16 de maio. Ideal para estudantes de todos os cursos, principalmente aqueles em que o aluno, ao concluir, precisa montar um negócio, a OSE Universitária faz parte das estratégias do programa nacional de educação empreendedora, cujo objetivo é disseminar conceitos de empreendedorismo nos quatro níveis de ensino, do fundamental ao universitário.
"Queremos disseminar os conceitos de empreendedorismo e comportamento empreendedor entre os universitários. Muitos alunos da área da saúde, por exemplo, conhecem os detalhes técnicos da profissão, entretanto não têm conhecimento de gestão", explica a gerente da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN, Tathiana Udre.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN












