Simpósio Brasil-Alemanha no CTGÁS - ER dias 19 e 20 abordará energia solarDurante dois dias, pesquisadores, gestores, investidores e fabricantes de parques solares estarão em Natal para discutir a conjuntura do desenvolvimento tecnológico e a massificação do uso de sistemas fotovoltaicos na Alemanha |
O Sistema FIERN, através do SENAI-RN, realizará segunda e terça-feira, 19 e 20, no auditório do CTGAS-ER, o I Simpósio Brasil-Alemanha de Energias Renováveis (BAER) sobre "Energia solar fotovoltaica: tecnologia, oportunidades, barreiras a serem superadas, facilitadores e melhores práticas". Inscrições e programação no hotsite: http://www.baer.com.br/
Durante dois dias, pesquisadores, gestores, investidores e fabricantes de parques solares estarão em Natal para discutir a conjuntura do desenvolvimento tecnológico e a massificação do uso de sistemas fotovoltaicos na Alemanha, com o objetivo de aplicar as lições aprendidas para o desenvolvimento de uma indústria solar no Brasil.
O diretor do SENAI-RN, Afonso Avelino, explica que a idéia é caracterizar o ambiente brasileiro, em especial o Nordeste e potiguar para identificar os direcionadores que sejam úteis ao governo, indústria e academia. "Haverá uma série de palestras com pesquisadores e empresários sobre a importância da exploração desse tipo de energia, com fabricantes falando sobre tecnologias, além de termos instituições financeiras que poderão fazer esse elo e atrair novos investidores para o Rio Grande do Norte", frisou.
"Esperamos que este evento possa ajudar a delinear o desenvolvimento da indústria nacional na cadeia produtiva de energia solar fotovoltaica no Brasil", enfatiza o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert.
Em médio prazo, o Rio Grande do Norte deverá presenciar a instalação de parques solares - áreas recobertas por painéis fotovoltaicos que captam a energia do sol e a transformam em eletricidade, cuja energia é integrada à rede de produção do país. Além dos parques, outra iniciativa inovadora é a geração de energia solar em residências, com placas instaladas sobre casas e prédios, que poderá ser revertida na conta de luz.
Com mais de 300 dias de sol por ano e baixa ocorrência de formação de nuvens, o Rio Grande do Norte é um dos Estados com maior potencial solar do país. Apesar da abundância, ainda não há exploração em larga escala no Estado deste tipo de energia. "O uso ainda é restrito a construção civil e por hotéis e pousadas, como forma de reduzir custos com energia elétrica. Precisamos ampliar e para isso é necessário novas tecnologias e investimentos", observou Avelino.
O simpósio de alto nível técnico gerencial terá foco na prospecção de energia solar fotovoltaica (transformação de energia luminosa em energia elétrica) e de oportunidades conjuntas entre Brasil e Alemanha - países com potencial e recursos significativos - e desponta como oportunidade para troca de tecnologias e investimentos diretos em novos projetos, em um segmento cujo crescimento está em franca expansão.
Entre os palestrantes estão o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, e o diretor do Instituto Alemão Fraunhofer-Institut für Solare Energie system, Prof. Dr. Eicke Weber, que ministra palestra sobre "Potencial solar desperdiçado no mundo e as contribuições da experiência alemã para o desenvolvimento de novos projetos".
A metodologia sobre o sistema de compensação de energia através da micro e minigeração distribuída no Brasil, análise de custos em sistemas fotovoltaicos e suporte aos empreendedores em sistemas fotovoltaicos será apresentada em painel, pelo vice Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do CTGAS-ER, Flávio Azevedo.
Simpósio é fruto da parceria FIERN e Instituto alemão
Em junho do ano passado, o Consulado da Alemanha em Natal, intermediou o contato da FIERN e do CTGAS-ER com o maior Instituto de pesquisa em energia solar da Europa, o Fraunhofer ISE. O encontro resultou, três meses depois, em um termo de cooperação assinado entre as três instituições. Desde 2010, mpresários potiguares vêm, a cada ano, intensificando as relações com o Estado alemão da Renânia Palatinado, por meio de visitas de delegações dos estados alemão e potiguar.
"O Simpósio Brasil-Alemanha sobre energia solar fotovoltaica é resultado destas parcerias. A Alemanha apresentará sua experiência e o Brasil o seu existente potencial para geração de energia fotovoltaica", observa o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert.
Das 20 palestras, dez caberão à Alemanha. Além do diretor geral do Fraunhofer ISE, Prof. Dr. Weber, e pesquisadores, estarão em Natal representantes do Schmid Group (grupo de fábricas de painéis fotovoltaicos), do Banco alemão de Desenvolvimento KfW Bankengruppe/ DEG invest, da Agência Alemã de Cooperação Internacional - GIZ, entre outras instituições.
Do lado brasileiro, estão a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Superintendência de regulação de serviço de distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, a CODEVASF, o SEBRAE, a CHESF, o BNDES, a Petrobras a FIERN e o SENAI.
Fonte: Fiern












