Pousadas estão lotadas para inauguração da imagem de Santa Rita de CássiaA expectativa é que 100 mil pessoas visitem Santa Cruz no fim de semana. |
A três dias da inauguração da estátua gigante de Santa Rita de Cássia, as pousadas e hotéis do município de Santa Cruz, a 115 quilômetros de Natal, estão lotados para o fim de semana. A alta demanda tem obrigado os visitantes a buscarem cidades vizinhas para se hospedar como Tangará, Campo Redondo, São Bento do Trairi, Serra Caiada, entre outras.
A expectativa é que 100 mil pessoas visitem Santa Cruz no sábado (27) e domingo (28). De acordo com a coordenadora de Turismo do município, Marcela Pessoa, romarias de cidades nordestinas como Recife, Fortaleza e João Pessoa têm chegado para participar da inauguração do monumento de Santa Rita de Cássia, que tem 56 metros de altura, sendo 42 da imagem, seis de base e oito do resplendor.
O proprietário da pousada Nova Aliança, Ildemar Brandão, conta que para o sábado os 18 quartos já foram todos reservados durante a semana. “É quase certeza que no domingo também esteja 100%”, projeta Brandão. Na pousada Bela Vista, os cinco quartos também já estão ocupados. De acordo com o gerente Erivaldo de Oliveira, o movimento se intensificou nesta semana que antecede a inauguração da imagem da padroeira.
Além do bom movimento nas pousadas, algumas agências de viagem vêm explorando o evento do fim de semana. A Gleyce Tour, por exemplo, oferece um pacote de “bate e volta” por R$ 40. A diretora Gleyce Paiva conta que a procura vem se intensificando agora, à medida que as pessoas têm tomado conhecimento da promoção.
“A princípio vamos fechar uma van para 15 pessoas, mas quanto mais pacotes forem fechados vamos oferecendo transporte”, explica Paiva. Segundo a diretora de Gleyce Tour, a viagem acontecerá no domingo em horário ainda a definir. “Vai depender de como a programação vai ficar. Pode sair pela manhã e voltar às 17h, ou sair durante a tarde para retornar a noite”.
O governo do estado divulgou nesta quinta-feira (24) que a programação de atividades começa no sábado com uma missa e a solenidade de inauguração da obra, com presença do governador Iberê Ferreira de Souza. Haverá também uma procissão, levando a imagem da santa do templo para o complexo, no alto do morro.
O domingo, dia 27, começa com missa, seguida de diversos momentos de bênçãos, terços à Santa Rita e confissões no complexo que abriga a imagem. Todo o dia de domingo será dedicado à visitação pública à obra, com shows e apresentações culturais e religiosos acontecendo paralelamente.
Além da imagem gigante, o complexo "Alto de Santa Rita" oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz.
A estrutura de segurança para o fim de semana vem sendo montada em conjunto pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu).












