Ose estimula empreendedorismo em município da Costa BrancaA realização da Oficina Sebrae de Empreendedorismo faz parte das ações desenvolvidas pelo Território da Cidadania Açu-Mossoró |
Com pouco mais de 3.900 habitantes que encontram no turismo sazonal uma das principais fontes de renda, o município de Tibau, localizado no Polo Costa Branca, recebe uma injeção de estímulo ao empreendedorismo e à geração de novos negócios. A Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a prefeitura do município mobiliza um total de 180 pequenos empresários e potenciais empreendedores locais. A capacitação teve início na noite desta segunda-feira (26) e segue até esta sexta-feira (30), no Ginásio de Esportes.
A realização da Oficina Sebrae de Empreendedorismo faz parte das ações desenvolvidas pelo Território da Cidadania Açu-Mossoró, que, além de Tibau, é composto por outros 13 municípios. Juciel Rebouças é proprietário de uma pousada no município e acredita que a participação na oficina auxiliará na busca por mecanismos capazes de atrair clientes e turistas a Tibau fora do período de veraneio, entre o final e o início do ano.
O primeiro passo, ainda segundo ele, foi inscrever seis colaboradores da pousada na capacitação. A expectativa é tornar o negócio ainda mais capacitado e competitivo. "Estou participando junto com funcionários para encontrar meios de conseguir movimentar o negócio durante o ano todo. Aqui a economia funciona mais forte em uma época do ano e eu quero atrair gente para a pousada não só no veraneio", ressalta.
A programação da Oficina Sebrae de Empreendedorismo inclui cursos e palestras gratuitas. Durante uma semana, os participantes serão capacitados acerca de gestão empreendedora, planejamento de negócios e suporte gerencial, além de ter a oportunidade de formalizar o negócio, por meio do Programa Micro Empreendedor Individual.
Ao todo são sete palestras que abordam temáticas como a Desburocratização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Motivação, Atendimento ao Cliente e Fluxo de Caixa, que acontece nesta sexta-feira. De acordo com o gestor do Projeto Território da Cidadania Açu-Mossoró, Valdemar Belchior, a proposta da OSE vai além de despertar o potencial empreendedor. Segundo ele, um dos principais ganhos é o fortalecimento das economias dos pequenos municípios.
"Estamos trabalhando a ideia das OSE's em todos os municípios inseridos no Território Açu-Mossoró, e isto tem trazido bons resultados ao longo dos anos, não só despertando o empreendedorismo, como fortalecendo a economia", opina.
Fonte: Sebrae RN












