SESI-RN e Sebrae capacitam a primeira turma do “Comida de Rua” do BrasilOs pequenos comerciantes passaram por treinamentos específicos, como o curso de manipulação e aproveitamento integral dos alimentos |
Um grupo formado por trinta micro empreendedores concluíram nesta quarta-feira (04) a capacitação do projeto "Comida de Rua". Trata-se de uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), voltada a comerciantes que vendem alimentos pelas ruas de Natal.
Com 39 horas aula, esses pequenos comerciantes passaram por treinamentos específicos, como o curso de manipulação e aproveitamento integral dos alimentos. Também receberam orientação sobre gestão do negócio. Além disso, houve exposição a respeito de um case de sucesso de um micro empreendedor do setor de alimentação.
O treinamento começou na segunda-feira (26) e as aulas foram na sede do Sebrae-RN. Eles assistiram a aulas teóricas e práticas que incluíram a importância da higiene, como fazer manipulação e aproveitamento adequado dos insumos, demonstração de receitas do Programa Cozinha Brasil do SESI. Além de ações de capacitação para compra, venda, planejamento, controle financeiro, empreendedorismo e administração, por meio das oficinas do SESI e do SEBRAE.
A responsável técnica do Programa Cozinha Brasil do SESI/RN, Saniza Melo, destacou que esta foi a primeira turma deste projeto a concluir o curso no país. O programa foi concebido para preparar micro empreendedores de cidades sedes da Copa do Mundo.
O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio, afirmou que, ao passar por este tipo de treinamento, o pequeno empreendedor consegue melhorar a produtividade e a competitividade. Além disso, adquire condições de sustentabilidade, que é a capacidade de permanecer no ramo pelo tempo que pretender.
Os depoimentos dados no encerramento do curso confirmaram que os alunos aproveitaram as aulas. Nivanete Maria dos Santos afirmou que recebeu um incentivo para crescer e melhorar a produção dos alimentos.
Fonte: Fiern












