NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/06/2014 16h02 - Atualizado em 06/06/2014 15h34

Neoenergia e UNICEF vão conscientizar adolescentes do Semiárido sobre uso racional e seguro de energia

Parceria também levará para três capitais do Nordeste exposição internacional sobre os desafios da infância ao redor do mundo

No Semiárido brasileiro vivem cerca de 12,5 milhões de crianças e adolescentes. A taxa de mortalidade infantil é 11% superior à média nacional e o índice de abandono do ensino fundamental é 85% maior que a média brasileira (dados oficiais do governo federal). É nessa região, uma das mais vulneráveis do Brasil, que o Grupo Neoenergia e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estão firmando parceria para transformação de indicadores sociais. Um convênio entre as duas instituições foi firmado nesta quinta-feira (5/6), no Rio de Janeiro.

 

 

 

Com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão, o Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco) e Cosern (Rio Grande do Norte), promoverá ações de conscientização junto aos adolescentes sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. A iniciativa fará parte do Selo UNICEF Município Aprovado, que há 14 anos promove políticas públicas para assegurar os direitos dos jovens e a melhoria de indicadores sociais na região do Semiárido Brasileiro. Dos 585 municípios do Semiárido destes três estados, 459 participam do programa do Selo UNICEF. Nessas localidades vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes.

 

 

 

“O Semiárido é onde se apresentam as maiores desigualdades sociais do País. Como os estados em que atuamos fazem parte da agenda prioritária do UNICEF, estamos somando esforços para contribuir com a garantia de direitos das crianças e adolescentes da região. Os adolescentes serão grandes aliados na mudança de comportamento no uso da energia, evitando desperdícios e acidentes”, afirma Solange Ribeiro, presidente do Grupo Neoenergia. A parceria faz parte do Programa Anual de Eficiência Energética das distribuidoras, regulado pela Aneel.

 

 

 

A metodologia do Selo UNICEF prevê a realização de ações de comunicação para o desenvolvimento e mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados. Para saber mais acesse: http://www.selounicef.org.br/

 

 

 

“Com apoio dos nossos parceiros, trabalhamos para que cada criança tenha seus direitos assegurados e o reflexo disso não se dá apenas sobre ela, mas também sobre a família e a comunidade onde vive. Entendo que o engajamento de parceiros corporativos com a causa da infância é um diferencial valioso para as empresas, que passam a ser agentes responsáveis no desenvolvimento de um mundo muito melhor, não só para nossas crianças e adolescentes, mas para todos nós”, avalia Gary Stahl, Representante do UNICEF no Brasil.

 

 

 

Exposição

 

 

 

A aliança entre Neoenergia e UNICEF também levará a três capitais do Nordeste (Salvador, Recife e Natal) a Mostra Ilumanidade. Luz para cada vida. Luz para toda vida. A Mostra procura provocar sensações nos visitantes para que eles compreendam a dimensão das desigualdades que afetam as crianças e sintam-se estimulados a participar, junto com o UNICEF, de ações para a redução das desigualdades e para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

 

 

 

As crianças poderão experimentar outras realidades e serão estimuladas a refletir sobre o que é, por exemplo, carregar um balde de água por 6 quilômetros todos os dias ou sentir, através de uma boneca, o peso de uma criança subnutrida, realidade de algumas comunidades indígenas no Brasil

 

 

 

O Grupo Neoenergia terá um estande dedicado a orientar os visitantes sobre o uso racional e seguro de energia elétrica. Por meio de jogos virtuais, vídeos e distribuição de brindes, a concessionária conscientizará adultos e crianças sobre a importância do combate ao desperdício de energia. Além disso, mostrará que cuidados simples, adotados no dia-a-dia são fundamentais para evitar acidentes. Ao final da exposição, as pessoas que contribuírem com o trabalho do UNICEF vão receber uma lâmpada LED, bastando para isso apresentar a conta de energia do mês anterior à exposição.

 

 

 

A mostra gratuita passará por Natal (no Natal Shopping, de 17 a 29 de junho), Salvador (Salvador Shopping, de 16 a 30 de julho) e Recife (Shopping Rio Mar, de 2 a 15 de agosto).

 

 

 

São apoiadores da exposição o Salvador Shopping e o Shopping RioMar, no Recife.

 

 

 

Sobre a Neoenergia

 

 

 

A Neoenergia está entre os 40 maiores grupos privados do país. Presente em 13 estados, atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na área de geração, possui capacidade instalada de 4.010 MW entre usinas em operação e em construção. Em 2013, o Grupo concluiu a construção de 10 parques eólicos no Nordeste (7 no Rio Grande do Norte e 3 na Bahia) por meio de joint venture com a Iberdrola. Entre os empreendimentos em construção, destacam-se Teles Pires (1.820 MW), na divisa do Mato Grosso e o Pará; e Baixo Iguaçu (350,2 MW), no Sudoeste do Paraná.

 

 

 

Na área de distribuição, é o maior grupo privado do país em número de clientes, com 10 milhões de unidades consumidoras no Nordeste (Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

 

 

 

Sobre o UNICEF

 

 

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é uma agência da ONU que tem como mandato assegurar que cada criança e cada adolescente tenham seus direitos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Com presença em 190 países, é referência mundial em conhecimento e ações de desenvolvimento relacionados à infância e adolescência, credibilidade construída a partir do desenvolvimento e intercâmbio de boas práticas.

Fonte: Cosern - Grupo Neoenergia


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo