Setor de casamentos está em plena expansão no Rio Grande do Norte |
Nos últimos anos, a quantidade de casais interessados em oficializar a relação tem aumentado consideravelmente, o que tem contribuído para o crescimento de todo um setor especializado na organização e realização de festas de casamento.
Em 2008, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram realizados 14.051 casamentos no Rio Grande do Norte, 1.699 a mais que em 2007, o que representa um aumento de 13,75%.
De acordo com a empresária do ramo de cerimoniais, Ryanne Moura, a cada dia, aparecem mais pessoas procurando por serviços para festas de casamento. Ela acredita que as facilidades de pagamento e a grande variedade de serviços oferecidos têm incentivados casais a realizar o sonho de chegar ao altar.
“Hoje em dia, podem ser realizados casamentos para todos os gostos, de todos os preços. O setor está em plena expansão. São várias as empresas que viram o potencial e se especializaram na realização de casamentos e muitas as opções para as jovens que desejam ter a festa de casamento do seu jeito”, disse Ryanne.
No meio de tantas opções de serviços disponíveis para as noivas, as redes sociais têm desempenhado um papel importante na hora de ajudar as jovens a decidir quais as melhores possibilidades para os seus interesses na hora de organizar a cerimônia e a festa de casamento.
A comunidade Noivas de Natal RN [OFICIAL], com mais de 2.200 membros, entre noivas e profissionais do ramo, no site de relacionamentos Orkut, tem atraído cada vez mais casais em busca de dicas para organizar sua festa.
Criada em fevereiro de 2006, a comunidade tem sido ponto de encontro diário para noivas que estão no começo dos preparativos ou prestes a subir ao altar. A comunidade também é uma ferramenta usada para que as noivas publiquem, por exemplo, check lists, com opiniões sobre os produtos e serviços que contrataram e compartilhem ideias, dúvidas e expectativas.
As noivas trocam informações sobre tudo: desde como aprender a cozinhar, a organizar o guarda-roupa na vida a dois, até como fazer por conta própria caixetas para os doces, convites e lembrancinhas.
Segundo Ryanne Moura, que também gerencia a comunidade, muitos profissionais utilizam esse espaço como vitrine dos seus trabalhos, realizando promoções para noivas participantes e assim, promovem novas oportunidades de negócios.
“Alguns profissionais chegam a organizar as ‘rodadas de desconto’, formando grupos de noiva para a compra de produtos e contratação de determinados serviços, oferecendo descontos especiais. Além de criar contatos, a comunidade também ajuda as noivas a economizar no orçamento”, afirma a empresária.
A dentista Juliana Carvalho Sá vai se casar no dia 10 de julho e conta que fazer parte da comunidade do Orkut ajudou bastante na organização do casamento. Ela optou por uma festa de casamento diferente, realizada em uma boate da capital.
“Decidimos fazer o nosso casamento de uma forma mais descontraída, apenas para os mais íntimos, em uma boate. Fazer parte da comunidade foi bastante útil para mim. Encontrei dicas sobre todos os aspectos durante a fase de organização para o meu casamento”, revelou a dentista.
Para a fisioterapeuta Janiara Borges da Costa Melo, que se casou em novembro do ano passado, a comunidade a apresentou a um grupo de noivas do qual faz parte até hoje. “Através da comunidade, descobri tudo o que é preciso para organizar o casamento, desde iluminação, fotografia, a buffet e cerimonial. Também fiz amizades com outras noivas que duram até hoje. Fizemos parte de um grupo que começou ali e estamos mantendo contato” destacou.












