IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

27/06/2014 09h02

Confiança do comércio fecha primeiro semestre na mínima histórica

Mais uma vez, o recuo do Icec foi puxado pela retração nas avaliações das condições correntes e, em especial, pelo item que mede as percepções em relação às condições econômicas atuais

Com quedas de 2,3% em relação a maio e de 12,7% na comparação com dezembro do ano passado, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), rompeu o piso histórico alcançado no mês anterior e fechou o primeiro semestre de 2014 em forte queda. Mais uma vez, o recuo do Icec foi puxado pela retração nas avaliações das condições correntes (-3,3%) e, em especial, pelo item que mede as percepções em relação às condições econômicas atuais (-6,8%). Em seguida, vieram as quedas nos subíndices relativos às expectativas (-2,9%) e às intenções de investimentos (-0,7%). No comparativo anual, a queda de 12,0% no Icec, a décima primeira consecutiva, foi a maior já registrada pela pesquisa. Dos nove itens pesquisados, seis se encontram no menor nível desde o início da apuração do índice, em 2011.

"O resultado de junho foi influenciado pelas condições correntes menos favoráveis e pelo menor otimismo quanto ao desempenho do setor para os próximos meses. A materialização de investimentos deverá se dar em ritmo moderado a médio prazo", explica Fabio Bentes, economista da CNC. Ainda segundo o economista, as regiões Sul e Sudeste, influenciadas pela atividade relativamente mais fraca no setor, seguem apresentando níveis mais baixos de confiança que as demais regiões.

 

Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo