Sistema FIERN expõe obras do artista plástico Dorian Gray CaldasO acervo pertence ao Sistema FIERN e fica exposto de forma permanente nas salas da Casa da Indústria |
As paisagens mais representativas do Rio Grande do Norte, por Dorian Gray Caldas estão expostas ao público no saguão da Casa da Indústria. A pequena mostra do artista potiguar, profundamente identificado com a alma do seu lugar, compreende obras que retratam de forma peculiar cenas do cotidiano do estado.
No total são seis telas pintadas a óleo e uma tapeçaria, criadas entre 1988 a 1999. O acervo pertence ao Sistema FIERN e fica exposto de forma permanente nas salas da Casa da Indústria.
"Principalmente como artista que prioriza sua aldeia, à semelhança de Chagall. Sou também este incurável provinciano à semelhança do nosso Câmara Cascudo, sem nenhuma pretensão de comparação, mas se alguma emoção vibra no coração deste poeta é para cantar os dias longos entre os meus, os que amei e os que elegi", afirma o artista plástico no livro "Todos os Planos", editado no ano 2000 pela Federação das Indústrias em homenagem aos seus 50 anos de carreira. O livro tem fotografias de Giovanni Sérgio e textos de Rômulo Tavares.
Dorian Gray Caldas
Pintor, escultor, tapeceiro e poeta, nasceu no dia 16 de fevereiro de 1930, em Natal/RN. Filho de Eloi e Nympha Caldas interessou-se por arte muito cedo, motivado pela sua própria vocação, por seus pais e por seu tio, o pintor e retratista Moura Rabello. Sua primeira exposição foi em 1950, quando organizou junto com os pintores Newton Navarro e Ivon Rodrigues, o 1º Salão de Arte Moderna de Natal. A partir de então, participou de varias exposições individuais e coletivas, em sua cidade e pelo Brasil.
Artista insaciável, já produziu mais de 10.000 obras entre pinturas a óleo, gravuras, bicos-de-pena, desenhos, painéis, tapeçaria e escultura. Seu talento artístico é reconhecido internacionalmente e coleciona prêmios importantes, dentre eles a Medalha de Ouro no Grand Prix da Bélgica (1997), além dos diplomas nos 20º, 21º e 23º Salões Internacionais de Revin, na França (1992,1993 e 1995). Algumas de suas tapeçarias podem ser encontradas em lugares como o Banco de Brasil, em Zurique, na Suíça e no Departamento de Segurança da Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos.
Exposição
Casa da Indústria, Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova
De segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.
Fonte: Fiern












