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01/07/2014 15h14

Programa de microcrédito do Banco do Nordeste ultrapassa 100 mil clientes ativos no RN

O Programa tem foco no empreendedor informal, mas também atende microempreendedores formalizados com faturamento de até R$ 120 mil ano

No mês de junho, o Crediamigo, maior programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, alcançou a marca de mais de 100 mil clientes em sua carteira, um resultado histórico para o povo potiguar. Em 15 anos de atuação, o Programa já beneficiou milhares de brasileiros. São 1,7 milhão de clientes ativos com 14 mil operações desembolsadas por dia.

“Esse número é muito estimulante, principalmente porque sabemos que os benefícios do crédito orientado se estendem também às famílias destes clientes. E além de impulsionar o crescimento dos pequenos empreendedores informais, também promove a inclusão social no Estado”, afirma Francisca Morais Castanha, gerente de Microfinanças do BNB no RN. 

O Programa tem foco no empreendedor informal, mas também atende microempreendedores formalizados com faturamento de até R$ 120 mil ano, por meio de capital de giro. São sacoleiros, pipoqueiros e comerciantes de uma forma geral, que se unem na formação de “grupos solidários”, entre três e dez pessoas, e realizam o empréstimo. 

É o caso de Ana Maria Marques, de 58 anos. Moradora do bairro de Felipe Camarão. Ela construiu um pequeno ponto comercial em sua própria casa para vender água, refrigerante e até roupas e calçados. Hoje, Ana Maria é líder de um dos grupos solidários e reconhece os benefícios do Programa. “O Crediamigo ajuda muito a gente. Quando nós recebemos, é uma bênção”, ressalta. 

Assim como o crédito é autorizado para o grupo, o pagamento também é feito em conjunto. Essa ação proporciona a diminuição da inadimplência, já que cada participante estimula o outro a pagar em dia.No Rio Grande do Norte, a inadimplência é de apenas 0,92%, uma das menores do país. 

Outro dado interessante é que boa parte dos empreendedores que adere ao Programa é formada por mulheres. No Brasil, 66,89% são do público feminino; no Rio Grande do Norte, um pouco mais: 67,93%.

Mulheres fortes como Maria Auxiliadora, de 46 anos. Ela montou uma loja de variedades na casa do pai e queria crescer. As coisas melhoraram e hoje o pequeno comércio ganhou nome nas ruas de Felipe Camarão. “Essa ajuda que recebemos é importante demais. No meu caso tinha um ponto pequeno e pude aumentar”, afirma.

Fonte: Banco do Nordeste


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