Governo espera superar meta de 600 mil turistas estrangeiros na CopaDados detalhados de visitantes que estiveram no Brasil para o Mundial deve ser divulgado pelo governo federal na sexta-feira |
O Ministério do Turismo divulgará na próxima sexta-feira o número de turistas estrangeiros que visitaram o país para a Copa do Mundo e a movimentação de turistas brasileiros que assistiram aos jogos. De acordo com fontes do governo, o volume de turistas estrangeiros já superou a expectativa que existia antes do início da Copa, de o país receber 600 mil pessoas de outros países e de movimentar 3,2 milhões de turistas internamente.
A meta de 600 mil turistas em um único mês representa 10% do volume de turistas que o país costuma receber durante todo ano, que é de cerca de 6 milhões de estrangeiros, e tem sido considerada alta por integrantes do governo.
A marca supera o volume registrado na Copa do Mundo de 2010, quando a África do Sul recebeu 310 mil turistas estrangeiros, menos que meta traçada pelo governo do país africano, que aguardava o desembarque de 450 mil pessoas. No entanto, a marca não chega nem perto do recorde de público registrado na Copa de 2006, na Alemanha, quando o país europeu recebeu dois milhões de turistas.
Para as autoridades de turismo brasileiras, o feito da Alemanha deve-se à localização geográfica do país, inserido no principal mercado emissor: a Europa.
Antes, em 1994, nos Estados Unidos, a Copa do Mundo levou ao país 400 mil visitantes. Em 1998, a França recebeu para o Mundial 500 mil turistas, e em 2002, o Japão recebeu 400 mil turistas estrangeiros.
Hospitalidade
Junto com os números, o governo também divulgará o resultado de uma pesquisa de satisfação do turista que veio ao Brasil participar do mundial. A consulta com turistas estrangeiros foi conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com turistas brasileiros pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Outro balanço que deverá ser divulgado pelo Ministério do Turismo no dia 17 de julho será o de impacto econômico do torneio. A expectativa referendada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é de que a Copa do Mundo deve somar cerca de R$ 30 bilhões à economia brasileira.
Fonte: IG












