Pinacoteca Potiguar recebe mostra itinerante 15 Artistas Italianos no BrasilO objetivo maior dessa mostra é o intercâmbio cultural Brasil-Itália |
A Pinacoteca Potiguar terá a oportunidade de conhecer um belo recorte da arte contemporânea italiana. Por iniciativa da Associação Arte Contemporânea Ítalo-Brasileira (ACIB), através do produtor cultural Renato Scalon, a exposição “15 Artistas Italianos Contemporâneos no Brasil”, de caráter itinerante em território brasileiro, chega a Natal e será aberta às 19h desta quinta (10).
Trata-se de uma exposição que apresenta e promove a itinerância das obras de 15 artistas, três quadros de cada um deles, reunindo os seguintes artistas plásticos de renome no atual cenário italiano: Ada Mascolo, Andrea Massaioli, Anna Madia, Carlo Galfione, Carlo Gloria, Chiara Pirito, Cristina Mandelli, Davide Le Grazie; DOCMIO – (Andrea Gammino e Paolo Pieretto), Laura Pugno, Manuele Cerutti, Marco Memeo, Nicola Bolaffi, Paolo Leonardo e Pier Luigi Pusole; destacando-se as obras dos principais nomes das artes contemporâneas da região do Piemonte.
Para maior dinamicidade e alcance do projeto, foi produzido um DVD, com 32 minutos, no ateliê de cada um dos 15 artistas, contendo os seus depoimentos acerca das próprias obras, a ser exibido durante a exposição. Também foram produzidos catálogos, com 94 páginas, em papel couché, com sobrecapa em quadricromia e as 45 reproduções em cores das obras.
A curadoria internacional da exposição é de Alberto Farinella, professor de Estética no Instituto de Belas Artes de Turim, na Itália. A curadoria local é de Renato Scalon, especialista em pintura e demais manifestações da arte contemporânea.
A exposição "15 Artistas Italianos Contemporâneos no Brasil" conta com o apoio do Conselho Regional do Piemonte e da cidade de Turim (Itália) e está sendo patrocinada pela Ferrero Rocher (Brasil), responsável por trazer as obras ao país bem como pela produção dos catálogos. A exposição conta com o apoio cultural do Instituto Italiano de Cultura (Brasil).
O objetivo maior dessa mostra é o intercâmbio cultural Brasil-Itália. Em princípio, a arte italiana circula pelo Brasil e, numa segunda fase, os artistas brasileiros serão convidados a expor na Itália, Suíça e Alemanha. Com a concretização desta primeira fase do projeto, será dado início à segunda, intitulada “15 Artistas Brasileiros Contemporâneos na Itália”. Deste modo, será consolidado o intercâmbio cultural entre Itália e Brasil, objetivo maior da iniciativa.
Fonte: Assessoria Secult/FJA












