Crescimento econômico potiguar é destaque no lançamento do projeto Mais RNO programa foi realizado pela consultoria Macroplan através da Federação das Indústrias (FIERN), ao lado de 12 empresas |
Por: Lorena Dias
A Casa da Indústria foi palco do lançamento do projeto Mais RN na manhã desta sexta-feira (18), onde foram apresentados os dados e os rumos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte até 2035. Com o objetivo de passar orientações que promovam o crescimento do Estado, o programa foi realizado pela consultoria Macroplan através da Federação das Indústrias (FIERN), ao lado de 12 empresas e com recursos exclusivos de instituições privadas, para planejar e diagnosticar o que pode ser modificado.
Na ocasião, o diretor-presidente da empresa de consultoria, Cláudio Porto, apresentou a estratégia de desenvolvimento econômico e promoção de investimentos do Rio Grande do Norte, definindo caminhos para uma política sócio-ambiental e econômica com diversas ações a curto, médio e longo prazo. “Realizamos consultas com 67 empresários e especialista, oito encontros regionais ou temáticos, entre outras ações que nos possibilitaram diagnosticar os pontos fortes e fracos que regem o crescimento potiguar”, explicou Cláudio Porto que ainda mostrou dados do empreendedorismo potiguar, capital humano, infraestrutura, educação e serviços.
Entre as informações divulgadas, foi mostrado que o Rio Grande do Norte tem um grande potencial de energia eólica e solar, melhor IDH e menor taxa de pobreza do nordeste. No entanto, a qualidade de ensino está abaixo da média nacional e ocupa o sétimo lugar na região nordeste.
Para o presidente da FIERN, Amaro Sales, é preciso ver os elementos necessários para o desenvolvimento do Estado, quais as prioridades, além de investir no ensino básico, o que demanda tempo. “Pensando em educação, infraestrutura, empreendedorismo e políticas públicas podemos pensar num futuro com planejamento e alcançar as metas desejadas para o desenvolvimento potiguar”, afirmou o presidente da FIERN.
De acordo com os dados apresentados, para se chegar ao desenvolvimento esperado é necessário que o Rio Grande do Norte atinja algumas metas, como: alcançar o IDH de 0,818, o PIB acima de R$ 100 bilhões em 2035 e ter mais de 90% dos jovens com 25 anos com ensino superior.
As informações captadas pelo programa estão disponíveis no Portal de Investimentos e Negócios do Mais RN (www.maisrn.org.br/), onde encontra-se também um mapa do estado com a descrição de todos os municípios potiguares, notícias, espaço para contato e informações gerais sobre o projeto.














