Prévia da inflação desacelera em julho, mas supera teto da meta em 12 mesesOs preços ao consumidor subiram 0,17% até a primeira metade de julho |
Os preços ao consumidor subiram 0,17% até a primeira metade de julho, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (22). Isso representa uma desaceleração em relação ao mês anterior.
O IPCA-15, que é considerado uma prévia da inflação oficial, tinha subido 0,47% em junho; e 0,07% em julho do ano passado.
Dessa forma, no acumulado de 12 meses em julho, a prévia da inflação tem alta de 6,51%. A meta do governo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando entre 2,5% e 6,5% ao ano).
A queda nos preços do transporte foi a principal influência para a desaceleração da inflação em julho. Se no mês passado os preços tinham subido 0,5%, na primeira quinzena de julho eles caíram 0,85%.
Metodologia
Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 12 de junho a 14 de julho de 2014 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 15 de maio a 11 de junho de 2014 (base).
O indicador refere-se às famílias com rendimento entre um e 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.
Fonte: UOL Economia












