Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/07/2014 10h57

Ministério do Turismo vai bancar intercâmbio de universitário na Europa

O prazo de inscrições para concorrer a uma das 110 bolsas de estudo na Espanha ou no Reino Unido vai até o dia 31 de julho

Depois da criação do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011, e mais recentemente do "Cultura sem Fronteiras" - capitaneado pelo Ministério da Cultura -, agora chegou a vez de outra pasta do Governo Federal anunciar um programa próprio de intercâmbio voltado para a concessão de bolsas de estudos para universitários brasileiros em instituições estrangeiras.

Estruturado pelo Ministério do Turismo (MTur), o Projeto de Qualificação Internacional vai conceder 110 bolsas de estudo no exterior. Assim como o Ciência sem Fronteiras, o desempenho do candidato em provas anteriores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será um dos principais critérios de seleção dos bolsistas.

Também organizado pela Fundação Capes - agência de fomento vinculada ao MEC, que coordena a concessão de bolsas do CsF -, o Projeto de Qualificação Internacional têm como principal propósito melhorar a formação do estudante brasileiro por meio de uma temporada de estudos em escolas de excelência no exterior, e também da realização estágios lá fora.

Além disso, segundo a própria pasta, com o programa de internacionalização do turismo, "o MTur deseja ainda ampliar o número de estudantes capacitados no domínio de línguas estrangeiras como o inglês e o espanhol". O aperfeiçoamento em idiomas também é uma das principais bandeiras do CsF.

"Queremos [selecionar] alunos de excelência, para que esses estudantes possam, depois, nortear os próprios colegas de turma. E que, [com o programa], os aspectos linguísticos sejam, de fato, considerados como algo prioritário", afirma, em comunicado, o assessor especial de relações internacionais do MTur, Acir Madeira.

Sobre o programa

Para esta nova ação do Ministério do Turismo serão concedidas 110 bolsas de estudos, 60 para a Espanha e 50 para o Reino Unido. O estudante, contudo, deve se inscrever em apenas um dos processos seletivos. Só podem participar do programa alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo ou da área da Hospitalidade. O prazo de inscrições para participar da seleção vai até o dia 31 de julho.

Além disso, todos os candidatos precisam ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Enem, em exames realizados entre os anos de 2009 a 2013. Também é preciso comprovar o domínio básico em espanhol ou inglês, a depender do país escolhido. A comprovação ocorre por testes oficiais padronizados.

Com duração de três a quatro meses, os cursos no exterior incluem disciplinas ligadas ao setor turístico, com "destaque" para liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas, informa o MTur. Ainda segundo a pasta, os estudantes também desenvolverão atividades práticas em empresas do ramo.

Despesas de ajuda-de-custo, seguro de saúde internacional e auxílios-descolamentos serão arcados pelo Governo Federal. Ao todo, os valores ultrapassam os R$ 7 mil.

Lançado na última semana, o Projeto de Qualificação Internacional do Ministério do Turismo surge após a realização de projeto piloto comandado pela pasta no ano passado, quando um grupo menor de estudantes participou de um intercâmbio em Portugal.

 

 

Fonte: IG


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo