Sebrae retoma feirinha de legumes e hortaliças sem agrotóxicosA iniciativa havia sido suspensa em função das obras de reforma e adaptação do prédio |
Os agricultores familiares que cultivam gêneros sem agrotóxicos terão mais um ponto fixo para comercialização dos produtos em Natal. A feira de hortaliças e legumes que funcionava semanalmente na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte será retomada na próxima sexta-feira (25), beneficiando produtores da comunidade de Pium, em Parnamirim, e de Gramorezinho, na zona Norte de Natal. A iniciativa havia sido suspensa em função das obras de reforma e adaptação do prédio. A feira começa a funcionar a partir das 7h30 e é aberta ao público.
A retomada da feirinha vai ajudar a ampliar os canais de comercialização da produção dez agricultores de Pium, que, mesmo sem certificação de orgânicos, já cultivam lavouras sem o uso de defensivos químicos. O grupo vem sendo acompanhado pelo Sebrae, que o capacitou para atuar com o sistema de produção de orgânicos. Frutas, hortaliças, mandioca, legumes e outros gêneros, como ervas aromáticas e flores, estão entre os produtos ofertados e que, antes eram vendidos na Feirinha de Pium e outra parte direcionada para os supermercados da Rede Mais.
O mesmo ocorre com os agricultores do projeto Amigo Verde Gramorezinho, resultante de uma parceria entre o Sebrae e outras instituições, principalmente Petrobras e Ministério Público estadual. No projeto, o Sebrae particpa fornecendo consultorias e apoio técnicos às propriedades na área de gestão, noção de associativismo e também no repasse de técnicas de agroecologia e adequação ao sistema orgânico de produção.
Os integrantes do projeto já têm pontos de vendas semanais fixos na capital, como no Bosque das Mangueiras (sábados), sede da Semurb (quintas-feiras), Ministério Público (quartas-feiras) e Petrobras (sextas-feiras). A comunidade Gramorezinho reúne 120 famílias, das quais 30 já possuem certificação orgânica emitida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Apenas esses produtores que detêm o selo podem comercializar a produção nas Feiras Agroecológicas, incluindo a do Sebrae.
De acordo com a gestora do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Honorina Eugênia, a proposta é que a feirinha do Sebrae ocorra semanalmente às quintas-feiras a partir da próxima semana para atender aos dois grupos. Já a analista do Sebrae responsável pelo atendimento aos produtores de Pium, Jupira Nunes, enfatiza que a iniciativa é importante porque aproxima os agricultores locais dos consumidores de Natal, que buscam gêneros mais saudáveis.
Fonte: Sebrae RN












