IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/06/2010 15h41 - Atualizado em 29/06/2010 15h41

Ipem expande o trabalho de fiscalização de veículos no RN

A proposta inicial inclui a construção do cronotacógrafo de Macaíba. O cronotacógrafo é um posto de verificação dos equipamentos.

A fiscalização de veículos pesados e de transporte de passageiros e cargas no Rio Grande do Norte será incrementada com a construção de locais de fiscalização – cronotacógrafo - feita nos próximos meses pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) em parceria com o Inmetro.

A proposta inicial inclui a construção do cronotacógrafo de Macaíba, que já está com o projeto pronto com orçamento e recursos financeiros disponíveis no Inmetro.

Mossoró também receberá um cronotacógrafo que será construído juntamente com a sede própria e o posto de medição de tanques.

O cronotacógrafo é um posto de verificação dos equipamentos – os tacógrafos – que são obrigatórios para controle de velocidade em veículos pesados, como ônibus e caminhões que transportam cargas e veículos de passageiros, que medem a variação da distância e do tempo.

De acordo com o coordenador Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Omer Pohlmann Filho, a instalação de cronotacógrafos no Rio Grande do Norte irá ampliar as possibilidades de fiscalização aos veículos.

“O Inmetro brasileiro está implantando uma sistemática obrigatória para a verificação dos instrumentos garantindo a regularidade da utilização dos equipamentos em todo o Brasil”, destaca o coordenador em visita a Natal.

Além da construção dos equipamentos, o Inmetro nacional em parceria com o IPEM/RN está aumentando a fiscalização nos taxímetros no Estado.

Na unidade de Mossoró a proposta é criar um posto de verificação para volumetria de caminhões que trafegam pela região Oeste proporcionando maior segurança nas rodovias do Estado.

No Nordeste, só existem unidades de cronotacógrafos em Pernambuco. Para o diretor geral do IPEM/RN, José Rufino Júnior, a construção desses locais será importante para aumentar a fiscalização dos veículos no Estado.

“Com essas medidas, estamos dando uma nova dimensão ao IPEM/RN com o crescimento da área de serviços e um controle maior das receitas e despesas do órgão”, explica.

O IPEM/RN também está aderindo até o final do ano ao Sistema Geral de Informação (SGI), que irá atuar no controle das fiscalizações no Estado. “A criação do SGI dará maior transparência as atividades técnicas, administrativas e financeiras do órgão”, afirma José Rfunio Júnior.

IPEM/RN
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) está sob nova gestão, feita por diretor presidente José Rufino Júnior. Para os próximos meses, o órgão planeja atuar de forma mais direta nas fiscalizações junto aos instrumentos de medição nos estabelecimentos alimentícios e nos produtos têxteis, aumentando a qualidade nos serviços ligados a saúde, meio ambiente e segurança.

Sobre a atuação do IPEM no Estado, José Rufino Júnior afirma que o órgão está bem estruturado e irá aumentar o trabalho de fiscalização. “Nestes dois meses a frente do IPEM, temos sentido no Inmetro uma grande disposição para que continuemos a crescer no Rio Grande do Norte em relação a fiscalização e ampliação dos serviços prestados no Estado”, garante.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo