Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/06/2010 15h42 - Atualizado em 29/06/2010 15h42

Segundo Fórum de Comércio Exterior será realizado nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (1º), será realizado o 2º Fórum de Comércio Exterior do Rio Grande do Norte, que traz o tema “Perspectivas e Desafios em Tempos de Crise Econômica Global”, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no mini-auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado (IFRN).

O Fórum contará com palestras do Governo do Estado, Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Um Investimentos Corretora de Valores, Terra Sul Assessoria em Comércio Exterior, empresários e consultores da área do comércio exterior do Estado.

No evento serão apresentadas informações sobre a economia global e norte-rio-grandense, questões práticas do comércio exterior e temas afins, evidenciando perspectivas e cenários futuros.

De acordo com a coordenadora do curso de tecnologia em comércio exterior da IFRN, Elisangela Cabral, o evento tem como proposta discutir as perspectivas do comércio exterior no RN, tendo em vista os efeitos da crise financeira mundial e a posição do Estado no seu enfrentamento.

“Desde o ano passado, o mundo inteiro tem sofrido os efeitos da crise. O Fórum tem o objetivo de abrir o debate sobre o assunto, assim como de desmistificar o tema comércio exterior no RN. Nossa expectativa é de um bom público, formado por profissionais que atuam nas áreas pública e privada”, disse a coordenadora.

O evento também vai abordar o andamento do projeto Primeira Exportação, que foi lançado primeiramente no Rio Grande do Norte em 2007 e desde então, tem sido implantado em outras capitais do país, como Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e São Paulo.

O projeto já está em seu segundo ciclo, beneficiando oito empresas do Rio Grande do Norte com consultoria junto dos alunos da IFRN. “O projeto oferece vantagens dos dois lados: Tanto se beneficiam os alunos, que adquirem experiência profissional, quanto as empresas, que adquirem o conhecimento acadêmico necessário para exportar seus produtos”, disse Elisangela Cabral.

As empresas cadastradas no projeto Primeira Exportação devem se enquadrar nas modalidades micro ou pequena empresa, nunca ter exportado antes, ou ter exportado há mais de três anos. O serviço de consultoria é gratuito.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo