Os servidores públicos do estado e do município de Natal receberam esta semana a antecipação da primeira parcela do 13º salário. Para os funcionários de empresa privada, que só devem receber o benefício em dezembro, ou para os servidores que queiram receber o salário integral, os bancos públicos e privados oferecem a antecipação do 13º como uma opção de crédito.
O crédito é oferecido aos clientes que recebam o salário na conta corrente do banco. O cliente recebe o dinheiro na hora da contratação e o pagamento é feito em débito no dia do recebimento do 13º salário.
O valor da contratação varia de R$ 200,00 a R$ 20.000,00, conforme os limites mínimos e máximos estabelecidos por cada banco. As taxas de juros também são cobradas de acordo com o banco, mas giram em torno de 2,7% a.m.
Para o economista Marcos Alves, a antecipação do 13º pode ser interessante para clientes que queiram quitar dívidas. “Vale a pena fazer uma análise dos juros. A pessoa pode quitar a dívida e transcorrer em uma situação mais confortável nos próximos meses. Mas tem que lembrar que no final do ano não vai ter o recurso”, explica.
O economista Janduir Nóbrega alerta que se não for feito um planejamento, o cliente corre o risco de contrair novas dívidas no decorrer do ano e não contar com o benefício no final do ano. “O ideal é que a pessoa faça um controle melhor das finanças”, afirma.
Segundo Nóbrega, o crédito pode ser interessante para os bancos, mas pode ser negativo para o comércio. “Isso porque o consumidor usa esse recurso antecipado e na época certa não vai ter dinheiro”.
Confira as opções de antecipação do 13º salário:
Caixa Econômica
Banco do Brasil
Banco Real
Unibanco
Santander
HSBC












