Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

03/09/2014 07h49 - Atualizado em 03/09/2014 08h08

Frente Parlamentar de Defesa do Idoso inicia trabalhos

Durante a reunião foram apresentados diagnósticos da situação das políticas públicas para o idoso, bem como soluções para o combate a violação de seus direitos

Ocorreu na tarde desta terça-feira (02), na Câmara Municipal de Natal, a reunião de Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso de Natal, presidida pelo vereador Franklin Capistrano (PSB).

Durante a reunião foram apresentados diagnósticos da situação das políticas públicas para o idoso, bem como soluções para o combate a violação de seus direitos. Existe em Natal 259 idosos abrigados em cinco instituições filantrópicas. O idoso abrigado custa em condições de média a inferior de qualidade de vida R$ 2100.

“Essa Frente é uma transparência de ações que a Câmara municipal de Natal faz ecoar. Este será um fórum permanente a disposição das entidades que trabalham com os idosos. E preciso que a gente dê visibilidade as nossas demandas, como por exemplo o benefício fiscal para empresários e indústrias”, ressaltou Franklin.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Maria de Araújo, falou sobre a violação dos direitos do idoso. “Esta é uma oportunidade muito importante. Há muito trabalho a fazer. Verificamos cada vez mais o número excessivo de denúncias sobre o idoso e isso se dá porque as pessoas começaram a se sensibilizar e utilizar os instrumentos para denunciar. Alguém denúncia a negligência do Poder Público em atender o idoso? Não, porque essa denúncia se restringe a violência doméstica. A estrada é longa mas o caminho é possível. Ocorre hoje uma negligência em cadeia. O estado negligência e a família também e o final da linha é o idoso”, disse.

Já Gustavo Pereira, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso debateu sobre a importância de soluções integradas. “Temos uma rede desarticulada que não atende as demandas. Se não tivermos articulação e resolutividade seremos apenas lamentadores da violência dos direitos. A rede de assistência é insuficiente”, afirmou.

No encontro da frente foi colocado ainda que o Conselho Municipal tem feito um trabalho de parceria juntos aos abrigos de Natal. “O conselho durante algum tempo foi apenas fiscalizador. Mas hoje exerce um papel de parceria e construção para a formação de novas políticas e formas de cuidar do idoso”, explicou Ana Maria.

Ao final da reunião, foi passada uma lista de resolutividades com medidas que serão estudadas para aplicação direta da Frente Parlamentar. “A primeira atitude será como sugere o Conselho Municipal a definição do percentual a ser objeto de emenda de nós vereadores para a votação do Orçamento 2015 da Prefeitura do Natal”, afirmou a integrante da Frente a vereadora Eleika Bezera (PSDC). O regimento da Frente Parlamentar do Idoso será apresentado na próxima reunião.

Denúncia
A coordenadora da Associação Rio-Grandense Pró-Idosos (ARPI), Nazilda Maria Dutra Bezerra denunciou a situação grave de insegurança vivida pelos frequentadores da principal instituição ocupacional de idosos de Natal. “Praticamente acontece um assalto todos os dias em frente a Associação pois funcionamos na região da chamada Cracolândia”, disse

“Nós tínhamos a guarda patrimonial há 19 anos e foi retirada sem explicação. Hoje temos mais de 200 idosos que convivem com o perigo, com dependentes químicos afrontando, bagunçando na frente ARPI da pra ver se estes abandonam deixando o local livre para o consumo de drogas. Estamos acuados e tem famílias que devido a insegurança não querem mais que o idoso façaa suas atividades na Instituição. Estamos numa situação difícil e apelando para ver se temos alguma solução.

*Fonte: Assessoria Câmara Municipal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo