IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

03/09/2014 09h09

Empretec ajuda participante a tomar decisões certeiras nos negócios

A metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é implementada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae

Seis dias consecutivos para repensar pontos frágeis e destacar as características empreendedoras. Esse é o prazo que 34 donos de negócios e potenciais empresários têm ao participar da 210ª turma do Empretec no Rio Grande do Norte. O seminário está sendo realizado em Natal e visa fortalecer o comportamento empreendedor dos participantes. A metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é implementada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae.

O Empretec faz uma avaliação dos participantes baseada em 10 características: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança, tendo como mote dinâmicas e práticas vivenciais que ajudam os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos.

Durante uma semana, os empretecos - como são chamados os participantes - envolvem-se em jogos, exercícios e debates que os motivam a ter visão empreendedora, e que ajudam a aperfeiçoar habilidades de negociação e de gestão empresarial, dando mais segurança às decisões tomadas, bem como melhor planejamento, ampliando as chances de sucesso.

De acordo com a gerente da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae no Rio Grande do Norte, Tathiana Udre, pesquisa feita com os empretecos após o seminário indica que 96,2% dos participantes aplicam na empresas ou na vida os conhecimentos adquiridos no Empretec. "Isso comprova a eficácia da metodologia para despertar as características empreendedoras", ressalta.

O mesmo levantamento comprova que quem participa do Empretec consegue identificar facilmente novas oportunidades de negócios, aprimorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e a formar parcerias. 53,8% dos ex-participantes que já eram donos de empresas registraram aumento de receita após o Empretec. Para os participantes potiguares que à época pensavam em abrir um negócio, 90% diz que o seminário ajudou a planejar melhor a abertura da empresa.

Além desta turma formada na capital potiguar, o Sebrae abrirá novas turmas no interior. Entre os dias 15 e 20 de setembro, o Empretec será realizado em Mossoró. Para outubro, já estão programadas turmas em Currais Novos (de 13 a 18) e no município de Parelhas (de 20 a 25). Informações acerca das inscrições e períodos de entrevistas pelo 0800 570 0800.

 

Fonte: Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo