Teatro-surdo é destaque no palco do TCPDurante todo o mês são realizados diversos eventos em prol da divulgação, promoção e apoio da comunidade surda |
O mês de setembro é um mês especial para a comunidade surda. O chamado Setembro Azul é o mês em que é comemorado o Dia do Surdo. Durante todo o mês são realizados diversos eventos em prol da divulgação, promoção e apoio desta comunidade. Por esta razão, na próxima segunda-feira (22), o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS – Natal), em parceria com a Fundação José Augusto, promove o encontro Teatro Surdo: A Imaginação no Mundo Real.
Abertura do evento tem início às 8h30 e segue durante toda a manhã com uma programação de palestras e apresentações teatrais no Teatro de Cultura Popular (TCP). Os alunos do CAS realizam um trabalho pioneiro no estado através do teatro surdo. Esta será a primeira vez que o grupo sobe a um palco de teatro, apresentando as peças Rompendo o Som do Silêncio e Brincadeira com o Mundo Real da Libras. Após meses de ensaios, a estreia acontecerá em grande estilo, comandados pelo professor Michel Marques, 24, também surdo-mudo, que ministrará palestra, contando sua história de vida e trajetória no teatro.
Michel passou a desenvolver o trabalho teatral com os alunos do CAS com o objetivo de disseminar a arte entre a comunidade surda, dar visibilidade e maior liberdade, expandindo os horizontes de comunicação destas pessoas. Começou como voluntário e após três meses foi contratado pelo Centro. Em Libras, o jovem explica que desde pequeno se sentiu atraído pela arte da interpretação, através da TV e do Cinema, e sempre acreditou na capacidade do deficiente auditivo. Por essa razão o professor luta pela igualdade e desenvolvimento da habilidade de expressão do surdo através do teatro. “Sonho em poder divulgar a minha arte pelo Brasil e pelo mundo,” gesticula.
O CAS é uma instituição criada, por decreto, em 2005 que busca promover a política de educação inclusiva e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência auditiva. De acordo com a diretora Audenora Bezerra Fernandes, a instituição atende hoje a cerca de 225 pessoas, oferecendo uma diversidade de cursos e serviços, além de atividades sócio-educativas. “Dentre os serviços oferecidos está o apoio pedagógico especializado, oficinas de artes visuais, dança, teatro, música, informática educativa e cadastro de profissionais relativos à área da surdez, como professores, guias, intérpretes, psicólogos bilígues,” explica.
Serviço Teatro Surdo: A Imaginação no Mundo Real Data: Segunda, 22/09. 8h30.
Local: Teatro de Cultura Popular - TCP - R. Jundiaí, 641 - Tirol, Natal - RN, 59020-120
Mais informações: 84 3232 5321 / 8137 2047
Fonte: Assessoria Secult/FJA












