Seminário discute sustentabilidade nos pequenos negóciosO evento terá a participação de Clóvis de Barros Filho, que ministra a conferência de abertura do seminário. Inscrições estão abertas e são gratuitas |
Para disseminar a cultura da inovação e debater boas práticas da sustentabilidade, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove na próxima quinta-feira (9) o Seminário de Inovação e Sustentabilidade para Pequenos Negócios do RN. O evento ocorrerá durante todo o dia no auditório da Instituição, em Natal, e é aberto ao público interessado no tema. Podem participar empresários, estudantes universitários e demais profissionais ligados às duas áreas.
A principal atração do seminário é a palestra de Clóvis de Barros Filho, que vai abordar a interseção da sustentabilidade com a cultura da inovação. O palestrante tem mais de dez livros publicados na área de comunicação e ética e é referência nacional sobre os temas, ministrando frequentemente conferências por todo o Brasil. Clóvis de Barros Filho, além de escritor, é advogado, jornalista e professor livre-docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
As inscrições para o evento são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas através do telefone 0800 570 0800. A proposta do seminário é mobilizar a classe empresarial e a sociedade como um todo quanto à preocupação com o meio ambiente e relação com a inovação dos processos produtivos e gerenciais da empresas que atuam no estado. “Com esse evento, queremos incentivar o empreendedorismo inovador e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas potiguares, bem como disseminar entre os donos desses empreendimentos a sustentabilidade como diferencial de mercado”, explicou gerente da Unidade de Tecnologia e Inovação do Sebrae-RN, João Bosco Freire Cabral.
Além da palestra de Clóvis de Barros Filho, estão previstas outras quatro palestras e, ao final do evento, um painel que debaterá os desafios enfrentados pelos negócios de pequeno porte na geração de melhores resultados no quesito inovação e sustentabilidade.
Uma das palestras ensinará como aplicar a legislação de resíduos sólidos no cotidiano das pequenas empresas e será ministrada pela advogada e especialista no assunto, Renata Gregolini. Outra tratará da inovação como diferencial para os pequenos negócios, tendo como conferencista o gerente da Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae Nacional, Ênio Duarte Pinto. Já Jéssica Ferrari, do Centro Sebrae de Sustentabilidade - localizado em Cuiabá (MT) - também estará presente no seminário.
Haverá ainda palestras que exemplifiquem boas práticas inovadoras no estado, como o caso da Cachaça Extrema, que é referência em sustentabilidade entre os engenhos de cachaças artesanais, e do médico Francisco Irochima, que desenvolve projeto na incubadora Inova Metrópole (Metrópole Digital-UFRN) com um aplicativo capaz de detectar a doença ocular ceratocone, que leva seus portadores muitas vezes à necessidade de fazer transplantes de córnea.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN












