Palco Giratório apresenta espetáculos teatrais gratuitosDança contemporânea, comédia épica e um teatro de rua que mescla William Shakespeare e cultura popular são os gêneros das três últimas peças, levadas a Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos de 10 a 16 de outubro |
As artes cênicas voltam a circular pelo Rio Grande do Norte com o Palco Giratório Sesc, maior projeto de difusão das artes cênicas do País. Em outubro, o Sesc-RN levará os últimos espetáculos da 17ª edição do projeto, iniciada em abril deste ano. Dança contemporânea, comédia épica e um teatro de rua que mescla William Shakespeare e cultura popular são os gêneros das três últimas peças, levadas a Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos de 10 a 16 de outubro. A entrada é sempre gratuita.
O espetáculo estreante é Plaguim (MS), da Cia. Dançurbana, apresentado no Sesc Seridó, em Caicó, dia 10/10, às 19 horas; e Mossoró, no largo do Teatro Dix-huit Rosado, dia 12/10, às 20 horas. Plaguim remete à palavra “plágio”, e usa o sentido do termo para dar essência ao espetáculo: apropria-se de recortes de companhias de dança conhecidas para criar uma apresentação singular. A classificação é livre.
Um proprietário de terras da China Imperial afundado em dívidas é o mote da segunda peça apresentada pelo 17º Palco Giratório em outubro. Deus da Fortuna (PB), do Coletivo de Teatro Alfenim, é uma comédia épica que satiriza o poder do dinheiro. A peça poderá ser vista gratuitamente por maiores de 14 anos de idade em Natal, dia 14/10, às 19 horas, no Teatro Alberto Maranhão, e no Sesc Seridó, dia 15/10, às 20 horas.
A última peça apresentada pelo Sesc-RN por meio do Palco Giratório em 2014 é Romeu e Julieta (CE), teatro de rua de classificação indicativa livre encenado pelo grupo Garajal. O romance do famoso escritor inglês William Shakespeare se une a elementos da cultura nordestina. O embate entre as famílias rivais Montecchio e Capuleto é salpicado de tradições como reisado, roda de coco, danças e brincadeiras com pau de fitas. Currais Novos será a cidade a receber a peça cearense, dia 16/10, às 19 horas, na Praça do Coreto Guarani.
17º Palco no RN
De abril a outubro, a 17ª edição do Palco Giratório leva ao Estado dez espetáculos nacionais, às cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Assú, Currais Novos e Santa Cruz. Circo, drama, comédia, intervenção urbana, teatro infantil e infanto-juvenil foram alguns dos gêneros.
Além disso, o projeto promoveu cinco apresentações de grupos teatrais locais – de acordo com a proposta de intercâmbio com os grupos nacionais –, oficinas teatrais e um Pensamento Giratório em Mossoró, no qual os artistas visitantes batem um papo com a plateia, intermediado por um profissional local da área. Também são realizados bate-papos entre atores e plateia depois de todos os espetáculos.
Na 1ª etapa do projeto (abril a junho), a programação contemplou os espetáculos Guerra, Formigas e Palhaços (RN), Homens de Sola de Vento (SP), Cravo Canavial (RN), O Mistério da Bomba H (MG), Sargento Getúlio (BA) – monólogo com texto do escritor João Ubaldo Ribeiro –, Barrica – Poráguabaixo (SC) e Uma Flor de Dama (CE). Na 2ª etapa (julho a outubro), foram ao Estado Viúva, Porém Honesta (PE), O Segredo da Arca de Trancoso(BA), Plaguim (MS), Deus da Fortuna (PB) e Romeu e Julieta (CE).
Foto: Bruno Vinelli
Fonte: CNC












