Julho não deve impulsionar contratações em bares e restaurantes, diz Abrasel |
Por compreender um período de férias escolares, julho representa um mês de maior crescimento na demanda de clientes nos bares e restaurantes. Nos estabelecimentos, a conseqüência direta é uma exigência maior no atendimento em virtude do crescimento no fluxo, o que abre a possibilidade de contratações para a época com o objetivo de dar conta do serviço sem perder qualidade. Entretanto, a tendência não deve ser essa em Natal.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Max Fonseca, ressalta que de fato o incremento em julho é sempre considerável, mas não é significativo ao ponto de exigir contratações.
De acordo com Fonseca, os estabelecimentos já programam as férias dos funcionários para o período de maio e junho para contar com o efetivo completo em julho. O presidente da Abrasel ressalta que o mesmo acontece em agosto, setembro e outubro, visando o aumento da demanda nos meses de janeiro e fevereiro.
“O período de 15 a 30 de julho é como uma miniautotemporada. Com as férias, os pais ganham tempo livre sem ter de se preocupar com os meninos na escola e os universitários também saem mais. Além disso, turistas do Centro Sul costumam passar o período por aqui. Mesmo assim outros destinos têm mais apelo, principalmente por ser inverno”, explica o presidente da Abrasel.
Em comparação ao verão, Max Fonseca conta que sobra mão de obra. “As contratações já começam a acontecer em dezembro para janeiro e fevereiro”, ressalta o presidente da Abrasel. Fonseca revela que o investimento em contratações chega a aumentar de 20% a 30% no período, tanto para bares e restaurantes, quanto no caso de hotéis e pousadas.












