Anorc anuncia mais um evento voltado à pecuária potiguarDurante o encerramento da Festa do Boi, a Anorc anuncia a realização da Festa do Leite, prevista para ocorrer no início de junho do próximo ano |
Os criadores terão mais uma data no calendário de eventos voltados para a agropecuária do estado. Durante o encerramento da 52ª edição da Festa do Boi, a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) anunciou a realização da Festa do Leite para destacar e incentivar a pecuária leiteira do Rio Grande do Norte. O evento também será realizado no Parque Aristófanes Fernandes na primeira semana de junho.
O anúncio da idealização da Festa do Leite foi feito pelo presidente da Anorc, Antônio Teófilo, no discurso, encerrando oficialmente a Festa do Boi, que começou no dia 11 e termina neste sábado (18). O tom do discurso foi de agradecimento à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social - devido ao policiamento que resultou na ausência de ocorrências durante os oito dias da festa -, patrocinadores e, principalmente, à diretoria da associação.
O presidente destacou que pela primeira vez a Festa do Boi ultrapassou as fronteiras do estado. O evento foi transmitido online para vários países, chegando a computar, na tarde deste sábado, mais de 23 mil acessos, principalmente dos Estados Unidos. Antônio Teófilo também marcou a data da próxima edição da festa, que fica programada para o período de 10 a 17 de outubro do próximo ano. O diretor Técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti, e o gestor do projeto de Leite e Derivados da Instituição, Acácio Brito, participaram da solenidade de encerramento e entregaram troféus da premiação dos animais campeãos.
Balanço do Sebrae
A participação do Sebrae no Rio Grande do Norte na 52ª edição da Festa do Boi terminou com um saldo positivo para os empreendedores do campo. Com o Espaço Negócios Rurais, a instituição voltou-se para levar informação técnica e capacitação a produtores de várias regiões do Rio Grande do Norte. Em oito dias, 391 pessoas foram capacitadas em palestras, disponibilizadas na programação técnica do espaço, e 217 atendimentos com consultores especializados que dão plantão no local no horário de funcionamento. No total, 417 pessoas se cadastraram para receber capacitação no local. E os números são maiores, já que não foram contabilizadas as participações nas oficinas de flores e cachaça ministradas no espaço.
"Conseguimos segmentar o espaço dando atenção às diversas cadeias produtivas do agronegócio, munindo quem atua nesses segmentos de informação técnica e apresentando conceitos e metodologias que levam o produtor a inovar", avalia a coordenadora geral do espaço, Adriana Bezerra. Segundo ela, além do foco na inovação tecnológica, um dos diferenciais desta edição foi a instalação de uma área dedicada a orientações personalizadas. Denominado Campo do Conhecimento, o local recebia demandas dos produtores e consultores de diversas áreas retiravam dúvidas e prestavam orientações. "Conseguimos estabelecer uma aproximação entre os consultores e quem realmente precisava de orientação".
Fonte: Sebrae RN












