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22/10/2014 08h31 - Atualizado em 22/10/2014 08h34

Aumenta a quantidade de franquias brasileiras no exterior

Ao todo, são 105 redes brasileiras no exterior, que representam 3,8% do total do setor

O número de franquias brasileiras presentes em outros países cresceu 62% entre 2010 e 2014, segundo pesquisa realizada pela ESPM em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgada hoje (21). Elas representam 3,8% do total das marcas brasileiras, que somam 2.376 redes.

Neste crescimento, destacaram-se as redes com apenas uma loja no exterior: elas eram 28 em 2010 e passaram a 51 neste ano, um crescimento de 82%. "O que percebemos é que ainda tem muito o ‘passou, levou', quando alguém conhece uma marca e quer levá-la pra fora e o franqueador aceita, sem muito planejamento", explica a professora Thelma Rocha Rodrigues, uma das acadêmicas da ESPM que conduziu o estudo.

Apesar disso, ela constata que o cenário tem mudado e muito por conta da qualidade da concorrência. "As marcas estrangeiras estão chegando ao Brasil em um nível alto de estrutura e já com unidades espalhadas por diversos países. E o empresário brasileiro tem de lidar com isso", diz.

Houve ainda crescimento, de 52%, entre as marcas com presença em dois a quatro países, de 21 redes em 2010 para 32 neste ano. Outro destaque é com as empresas com presença entre cinco ou mais países: elas eram 16 e passaram a 22 redes - alta de 38%.

"Os processos de internacionalização estão acontecendo de maneira cada vez mais rápida. E quem já está em cinco países ou mais não volta mais", afirma o professor Eduardo Eugênio Spers, que também conduziu o estudo. "Hoje, o pessoal está olhando o mercado global e não apenas o Brasil", diz o professor, ao ressaltar um dos motivos dos investimentos de franquias no exterior.

Ao todo, são 105 marcas brasileiras presentes em 45 países. O número difere das 121 marcas divulgadas pela ABF no início do ano porque foi realizado um trabalho de apuração para verificar o que de fato as franquias tinham lá fora e foram descartadas aquelas que exportavam apenas produtos ou serviços. Somente aquelas com lojas no modelo de franquias entraram na conta.

Segundo o estudo, o processo de internacionalização das franquias cresceu 300% na última década. Para Rogério Feijó, diretor de Inteligência de Mercado da ABF, esse crescimento deve-se ao novo entendimento do empresário brasileiro. "Ele está amadurecendo. Não temos mais um mercado fechado e tanto as marcas podem sair, como há marcas entrando. E este cenário prepara as empresas para um mercado mais globalizado e não há muito o que fazer a não ser seguir esta linha", afirma.

 

Fonte: Portal no Varejo


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