Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/10/2014 11h16

Trabalhos temporários podem se tornar efetivos

Natal é a melhor época para o comércio e indústria no País e estima-se que 30 mil vagas temporárias serão abertas, podendo efetivar os que se destacarem

Diferentemente dos anos anteriores, 2014 vai começar a contratar funcionários temporários um pouco depois do que foi nos anos anteriores, por causa das eleições. Falta um pouco mais de dois meses para o Natal e as vagas já estão sendo disputadas. De acordo com o SENAI, a indústria contrata 30% da mão-de-obra temporária nessa época do ano - este ano, a expectativa é que 30 mil vagas sejam abertas.

Após as festas de fim, esses 30 mil funcionários contratados temporariamente não serão mais necessários. No entanto, estima-se que entre 10% e 15% dos trabalhadores são efetivados. Alexandre Slivnik, autor do best-seller "O Poder da Atitude", do novo livro "O Poder de ser Você" e especialista em desenvolvimento pessoal e profissional, afirma que fazer parte desses 10% está ao alcance de todos, aproveitando seus atributos positivos para se mostrar um profissional extraordinário, comprometido e que irá agregar valor à organização mesmo depois de terminar o contrato temporário.

Muitas das vagas temporárias serão preenchidas por pessoas que querem aumentar o orçamento para o Natal e o Ano Novo. Para os que estão buscando se realocar no mercado de trabalho, é também a chance de mostrar trabalho e ser efetivado na vaga que era para ser temporária. Slivnik acredita que para que isso aconteça, é necessário fazer um atendimento extraordinário e oferecer um serviço de qualidade superior ao que o cliente espera. "No fim do ano, a venda no comércio cresce cerca de 30% em relação a um mês normal, por causa da demanda. Um funcionário temporário nesse setor que se mostra motivado, por exemplo, com um atendimento excepcional, que saiba ouvir os clientes e entende suas necessidades, sempre terá destaque e poderá se tornar funcionário efetivo da empresa", completa Alexandre.

Nessa época do ano, as lojas ficam mais cheias e não falta trabalho. "Para que o colaborador ganhe destaque, além do que já foi dito, é necessário prezar por pontualidade e ter muita disposição, pois as compras de Natal coincidem com o recebimento do décimo terceiro, o que torna o comércio um pouco estressante", alerta Alexandre. Força de vontade e motivação são peças-chave para a contratação no fim do contrato temporário, pois os funcionários com essas e outras características positivas se destacam.

O comércio gera 70% das vagas temporárias e 30% na indústria. Os destaques estão nos setores de vestuário e supermercados e são onde se concentram mais oportunidades. "Ainda há tempo das pessoas que estão procurando aumentar a renda neste fim de ano procurar uma vaga temporária, que pode virar emprego fixo. Sempre focando no desenvolvimento pessoal e profissional para se tornar um profissional extraordinário, sempre estar disposto a aprender e resolver os problemas dos clientes, se possível, antes de eles acontecerem", finaliza Alexandre Slivinik.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo