Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/10/2014 16h14

Estudantes de Natal vencem concurso nacional de criação de games

O combate a violência foi o tema escolhido pelos estudantes, e os games passam a ser, a partir de agora, material educativo na escola. A linguagem da programação aumenta a capacidade de concentração dos estudantes

São de Natal os ganhadores do Concurso Nacional de Criação de Games Microkids. Eles estudam no Colégio Salesiano São José, onde o ensino da lógica de programação faz parte da grade curricular.

O game campeão foi desenvolvido pelos estudantes Daniel Sehn e Pedro Schauenberg e tem o nome Secret Adventure. O roteiro do jogo mostra um menino chamado Brad, que tem problemas com a família e, como consequência tem comportamento violento. Durante o jogo o personagem aprende que a violência que ele pratica não irá mudar sua situação em casa e que é possível ser bom e feliz.

Já a dupla formada pelas alunas Letícia Farias e Leticia Gesteira foi classificada em segundo lugar, também debatendo o tema da violência com o game The Fury's Savior. O jogador, que é o personagem Mark, precisa realizar boas ações para conclusão das etapas.

Ensino de tecnologia dá os primeiros passos no Brasil, mas Inglaterra sai na frente

A campanha mundial Code.org mostra como é urgente ensinar a lógica de códigos nas escolas. Aprender a programar é tão relevante como estudar idiomas, e o mercado de precisa de profissionais.


Países como Inglaterra e Canadá tornaram obrigatório o ensino de códigos de programação em 2015, porém, no Brasil, esta realidade ainda dá os primeiros passos.


Escolas particulares de Natal já aderiram à novidade com grandes resultados, também no desenvolvimento acadêmico e disciplinar dos estudantes, já que o ensino da tecnologia sempre é feito aliado a alguma disciplina.

Code.org

A maciça divulgação de uma ação mundial, chamada A Hora do Código (Code.org), com personalidades como Barack Obama, Mark Zuckerberg e Bill Gates incentivando a inserção dos estudantes na lógica de programação tem despertado ações bastante consistentes.

A partir dos 5 anos a criança aprende a escrever comandos em jogos, e lá pelos 10 anos ela já é capaz de criar programas e aplicativos, aprendendo não apenas a usar o computador mas a colocar a máquina a seu serviço.


Em todo país existem escolas que já estão implantaram a novidade, e algumas prefeituras já começam a usar ferramentas como o Scratch, para as crianças, e o App Inventor, que permite a criação de aplicativos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo