NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/10/2014 16h18

A convite do Unicef, Grupo Neoenergia apresenta ações sociais em encontro internacional no México

As iniciativas desenvolvidas na Região do Semiárido, em Pernambuco, na Bahia e no Rio Grande do Norte serão apresentadas, na Cidade do México, a 10 países da América Latina

As ações da parceria firmada entre o Grupo Neoenergia e o Unicef para transformar a realidade de crianças e adolescentes do Semiárido brasileiro serão apresentadas a empresas de 10 países da América Latina. A convite do representante, no Brasil, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Gary Stahl, a presidente do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro, apresenta, nesta quarta-feira (29/10), na Cidade do México, a experiência que tem como desafio conscientizar e melhorar a qualidade de vida dos jovens habitantes de uma das regiões mais pobres e castigadas do país.


Na Região do Semiárido vivem cerca de 12,5 milhões de crianças e adolescentes. A taxa de mortalidade infantil é 11% superior à média nacional e o índice de abandono do ensino fundamental é 85% maior que a média brasileira (dados oficiais do Governo Federal). Com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão, o Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco) e Cosern (Rio Grande do Norte), realiza ações de conscientização junto aos adolescentes sobre o uso racional e seguro da energia elétrica.


A iniciativa integra o Selo Unicef Município Aprovado, que há 14 anos promove políticas públicas para assegurar os direitos dos jovens e a melhoria de indicadores sociais na região. Juntos, os três estados onde atuam as distribuidoras da Neoenergia possuem 585 municípios no semiárido. Desse total, 459 participam do programa do Selo Unicef. Nessas localidades vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes.


"A Região do Semiárido apresenta as maiores desigualdades sociais do País. Como os estados em que atuamos fazem parte da agenda prioritária do Unicef, estamos somando esforços para contribuir com a garantia de direitos das crianças e adolescentes da região. Os adolescentes são grandes aliados na mudança de comportamento no uso da energia, evitando desperdícios e acidentes", afirma Solange Ribeiro. A parceria faz parte do Programa Anual de Eficiência Energética das distribuidoras, regulado pela Aneel.


A Neoenergia é a única empresa parceira da Unicef a ser convidada para expor a iniciativa. A parceria é considerada 360 graus uma vez que envolve investimento social, comunicação com a população da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, mudança de comportamento dos adolescentes com o tema da eficiência energética e preservação ambiental.


A metodologia do Selo Unicef prevê a realização de ações de comunicação para o desenvolvimento e mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados. Para saber mais acesse: http://www.selounicef.org.br/


"Com apoio dos nossos parceiros, trabalhamos para que cada criança tenha seus direitos assegurados e o reflexo disso não se dá apenas sobre ela, mas também sobre a família e a comunidade onde vive. Entendo que o engajamento de parceiros corporativos com a causa da infância é um diferencial valioso para as empresas, que passam a ser agentes responsáveis no desenvolvimento de um mundo muito melhor, não só para nossas crianças e adolescentes, mas para todos nós", avalia Gary Stahl.

Exposição


A aliança entre Neoenergia e Unicef também levou a três capitais do Nordeste (Salvador, Recife e Natal) a Mostra Ilumanidade. Luz para cada vida. Luz para toda vida. A exposição foi realizada com a finalidade de provocar sensações nos visitantes para que eles compreendessem a dimensão das desigualdades que afetam as crianças. A experiência sensorial buscou estimular o engajamento do público em ações para a redução das desigualdades e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.


As crianças puderam experimentar outras realidades e foram estimuladas a refletir sobre o que é, por exemplo, carregar um balde de água por 6 quilômetros todos os dias ou sentir, através de uma boneca, o peso de uma criança subnutrida, realidade de algumas comunidades indígenas no Brasil


O Grupo Neoenergia montou um estande dedicado a orientar os visitantes sobre o uso racional e seguro de energia elétrica. Por meio de jogos virtuais, vídeos e distribuição de brindes, a concessionária conscientizou adultos e crianças sobre a importância do combate ao desperdício de energia. Além disso, mostrou que cuidados simples, adotados no dia-a-dia são fundamentais para evitar acidentes.

Fonte: Cosern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo