NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/07/2010 18h14 - Atualizado em 06/07/2010 18h14

Gráficas estimam crescimento de 30% durante período eleitoral

Empresas se preparam com antecedência para prestar serviço aos candidatos.

A propaganda eleitoral está oficialmente liberada a partir desta terça-feira (6). Informação importante aos candidatos a cargos eletivos na eleição de outubro, como também para outros setores movimentados pelas campanhas políticas. Este último é o caso das gráficas, que registram um aumento significativo na demanda de produção no período, com uma estimativa de incremento de 30% no faturamento.

Atentas ao movimento gerado pelo período eleitoral, as empresas se preparam com antecedência para prestar um serviço ágil, qualificado e eficiente. No mercado, gráficas como a Sergraf e a Quatro Cores, que têm respectivamente 25 e 16 anos de experiência no ramo, já conhecem a produtividade dos meses que antecedem a eleição.

No caso da Sergraf, o proprietário Pedro Tomé explica que garante com antecedência a compra de um estoque maior de papel para o período eleitoral. Papéis do tipo adesivo e couché, segundo Tomé, são os que demandam maiores aquisições.

Já na Quatro Cores, do empresário Fábio Pereira, a preparação começou dois anos atrás com investimentos em equipamento e mão de obra, de forma a qualificar a impressão. “Trabalhamos com panfletos, ‘santinhos’ e cartazes”, informa Pereira.

Por outro lado, na gráfica Contato, que entrou há dois anos no mercado, a eleição não tem sido encarada com tanta expectativa. O proprietário Frederico da Silva Fonseca conta que por ser nova, a empresa ainda não teve uma resposta concreta sobre o quanto o período pode render. Para Fonseca, as eleições têm de ser encaradas com cautela pelas gráficas menores.

“É um serviço que ainda assusta para os que entraram na área recentemente. Tudo tem de ser negociado com segurança”, explica. O proprietário da Contato relata que já soube de casos em que as gráficas não foram pagas, principalmente depois das eleições.

Mesmo assim, Fonseca reconhece a rentabilidade do período pela experiência que teve nas eleições de 2008, na qual a propaganda eleitoral de prefeitos e vereadores gerou um bom retorno.
No entanto, sobre a expectativa de participação, o proprietário da Contato ressalta que pela disputa eleitoral deste ano abranger o âmbito estadual - serão eleitos presidente, governador, senador, além de deputados federal e estadual – a opção dos candidatos costuma ser por gráficas maiores.

Para o proprietário da Sergraf, Pedro Tomé, a diferença entre as eleições em âmbito estadual e municipal existe, mas é relativa, com o faturamento se mantendo praticamente o mesmo. “Quando os serviços são prestados para outros municípios, a quantidade é maior. Por isso fica uma coisa pela outra”, explica.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo