Parceria incentiva desenvolvimento tecnológico de pequenos negóciosO convênio terá duração de cinco anos |
Mais empresas terão acesso a novos modelos de atendimento tecnológico para garantir que os empreendedores consigam transformar ideias em negócios. Esse é um dos resultados de um convênio celebrado entre o Sebrae e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para aumentar a competitividade dos pequenos negócios por meio de estratégias com foco na extensão tecnológica e inovação. O termo do acordo de cooperação técnica assinado nesta quinta-feira (6), em Brasília (DF). A meta é investir na capilaridade dos programas Sebraetec, do Sebrae, e Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do governo federal. O convênio terá duração de cinco anos.
A parceria prevê a construção de fóruns - espaços de debate, apresentação de casos de sucesso e oficinas para elaborar modelos de inovação para as micro e pequenas empresas - a ampliação do número de empreendimentos atendidos e do portfólio de serviços ofertados pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), além da sensibilização de empresários durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para a adoção de serviços oferecidos pelo Sebraetec e Sibratec.
Um dos modelos de atendimento tecnológico é o Tecshop, metodologia baseada na Rede Techshop nos Estados Unidos, que proporciona aos clientes o acesso a equipamentos, ferramentas,software. A proposta do convênio é também disseminar o trabalho de centros de aprendizagem especializados para garantir que os empreendedores tirem as ideias do papel e transformem em negócios. Outra ação prevista pelo acordo é a definição de uma estratégia nacional direcionada às empresas incubadas, desenvolvendo projetos utilizando o programa Sebraetec, alinhado com o desenvolvimento de uma rede Sibratec para suas respectivas incubadoras.
Fonte: Sebrae RN












