Segunda edição do Natal Sem Dívidas será lançada dia 18 de novembroNo período de 18 de novembro a 5 de dezembro, os interessados devem procurar a sede do Procon Natal |
Promover a renegociação de débitos dos consumidores que estejam inscritos nos órgãos de proteção ao crédito. Este é o objetivo da segunda edição do Natal Sem Dívidas, que será lançado pelo prefeito Carlos Eduardo no dia 18 de novembro, às 9h, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Municipal de Proteção do Consumidor (Procon Natal), Câmara de Diretores Lojistas de Natal (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio) e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).
No período de 18 de novembro a 5 de dezembro, os interessados devem procurar a sede do Procon Natal, que funciona na rua Seridó, 355 (Petrópolis) levando cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e de renda para que o órgão proceda à triagem e seja traçado o perfil financeiro. Feito isso, segundo o diretor geral do instituto, Daniel Bandeira, o consumidor será orientado para firmar uma proposta de negociação do débito que seja compatível com a sua renda.
Entre os motivos para o endividamento estão os juros altos, a facilidade de acesso ao crédito e o consumo sem responsabilidade. Na maioria dos casos o consumidor deve a várias empresas, e os bancos aparecem como os maiores credores. A negociação entre devedores e credores será intermediada pelo Procon Natal em audiências de conciliação.
O Natal Sem Dívidas é positivo tanto para o comércio, que receber o pagamento da dívida, como para o consumidor que pode parcelar a dívida com redução de juros e tirar o nome do cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), além de reduzir o número de famílias endividadas.
O consumidor poderá consultar os seus débitos na sede do Procon Natal, onde estará disponível uma atendente do CDL credenciada para consultas ao SPC e em seguida traçar o perfil financeiro e capacidade de pagamento. As duas primeiras semanas serão para atendimento, e a última semana será dedicada às audiências de conciliação, sempre das 8h às 16h na sede do Procon Natal.
Para mais informações entrar em contato com o Procon pelo telefone 3232-9050.
Fonte: Prefeitura do Natal












