IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/11/2014 14h34

Economista do Banco Mundial destaca desafios dos programas sociais brasileiros

Margaret Grosh participa de seminário em Brasília que reúne pesquisadores nacionais e internacionais

"Há muito a se celebrar com tudo que já foi alcançado pelo Bolsa Família e o Brasil já deu mais um passo com as ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria", afirmou a economista-chefe de Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe, do Banco Mundial, Margaret Grosh.

Ela participou do I Seminário Internacional WWP - Um Mundo sem Pobreza, que acabou ontem (19), em Brasília.

Ela destacou que a experiência brasileira é um exemplo. "O Bolsa Família deveria ser conhecido no mundo todo para aprendermos. Eu gostaria de parabenizar o Brasil. Vocês avançaram nos esforços para o monitoramento de famílias pobres."

Para a economista, os avanços resultam em ferramentas administrativas consolidadas, como o Cadastro Único, e em arranjos institucionais fortalecidos, como a articulação entre as três esferas de governo, o sistema de pagamento pela rede bancária da Caixa Econômica Federal e os mecanismos de controle que permitem o cruzamento de dados entre diversos registros administrativos do governo federal.

"Os programas funcionam bem sozinhos e integrados também. O Brasil avançou muito e há espaço para aperfeiçoar."

Segundo Grosh, o desafio do país é fazer as "partes já existentes do sistema funcionarem melhor e funcionarem melhor juntas."

Ela ressalta a importância de aperfeiçoar a capacidade das prefeituras na implantação e articulação das diversas ações do Brasil Sem Miséria e em desenvolver um sistema de gerenciamento integrado dos programas, que permita monitorar de forma mais individualizada as necessidades e os benefícios por família.

Uma maior sinergia entre as ações de inclusão produtiva, bem como reforçar a agenda de monitoramento e avaliação, ampliando para buscar resultados multidimensionais, também foram destacados pela economista do Banco Mundial.

"Vemos que há muita coisa já sendo realizada para enfrentar esses desafios. Mas não são desafios fáceis. É uma oportunidade de o País fazer ainda melhor."

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo