Guia de Turismo Acessível ganha versão portátilFerramenta leva a celulares e tablets um banco de dados com 530 mil estabelecimentos. Guia obteve 329 mil acessos desde junho |
O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a versão portátil do Guia Turismo Acessível.
A ferramenta leva a celulares e tablets um banco de dados com 530 mil estabelecimentos, que podem ser acessados e avaliados de qualquer lugar com acesso à internet.
O lançamento ocorreu durante evento alusivo à data, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (SDH) e realizado no auditório da instituição.
"O aplicativo está ao alcance das mãos e, por esta razão, poderá ser usado durante a experiência turística, em tempo real", disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. "A facilidade e o acesso gratuito ao aplicativo tendem, ainda, a multiplicar o número de avaliações nos próximos meses", afirmou.
De acordo com Lages, há, no país, 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, "e é de direito possibilitar a essas pessoas políticas e ações que promovam uma experiência turística positiva para elas, para todos os brasileiros de uma maneira igual", destacou.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, avaliou que o Plano Viver Sem Limites "marcou uma mudança e fez o governo federal saltar vários degraus em matéria de política de inclusão social".
Já a ministra Ideli Salvatti lembrou que, com o aumento da expectativa de vida da população, "teremos que lutar cada vez mais para criar oportunidades para que as pessoas vivam sem limites".
O site Guia de Turismo Acessível foi lançado em junho e já teve 329 mil acessos, 1.096 usuários cadastrados e 177 avaliações. As funções do aplicativo são exatamente as mesmas do portal: o usuário se cadastra e pode consultar os estabelecimentos de interesse e avaliar aqueles que já visitou.
Fonte: Ministério do Turismo












