NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/12/2014 16h43

Evento discute inovação e uso de tecnologia no turismo

Encontro reuniu poder público, iniciativa privada e meio acadêmico para discutir impactos de ações inovadoras no turismo

No início do mês de dezembro, foi realizado, no Rio de Janeiro, um evento internacional promovido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre inovação no turismo e os megaeventos esportivos.

O encontro reuniu representantes do setor público e privado, além do meio acadêmico, e contou com a participação dos assessores do Ministério do Turismo, Helena Costa e Ítalo Mendes, além do diretor do departamento de Estudos e Pesquisas, José Francisco Lopes e do diretor de marketing da Embratur, Sérgio Flores.

Voltado a discussões sobre o uso de novas tecnologias e a inovação, o Innovation Tourism & Sport Mega Events apresentou experiências práticas, ações de marketing e contribuições ao segmento, que têm ou tiveram impacto positivo nas experiências turísticas no Brasil e em outros países, algumas delas usadas inclusive durante a realização da Copa do Mundo do Brasil.

Muitas dessas oportunidades podem ainda ser aperfeiçoadas e aproveitadas em outro grande evento que o país sediará em 2016, a Olimpíada.

Helena Costa, do MTur, fez a abertura do evento destacando a importância da temática, principalmente por permitir um intercâmbio de ideias de diferentes áreas de conhecimento entre gestores públicos e privados. Também pela possibilidade de se criar novas parcerias para solucionar alguns problemas antigos e outros que estão surgindo.

A assessora do MTur destacou a tendência crescente do turismo em incorporar as novas tecnologias para promover os destinos e facilitar a experiência dos turistas. Segundo ela, o encontro é pertinente num momento em que o próprio Ministério do Turismo está iniciando um novo ciclo de atuação, focado em eixos como inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade.

"As tecnologias e as tendências que acompanhamos no mundo do turismo reforçam a necessidade de pensarmos novos produtos, serviços e, especialmente, novos modelos de negócio", disse Helena Costa.

O evento realizado em dois dias teve cinco temas predominantes: Inovação e Megaeventos, Marketing e Destinos, Turismo e Competitividade, Mídias e Indústria Criativa e Soluções Práticas.

Os assuntos foram abordados por professores, doutores e profissionais referências em cada área. Entre eles estavam Lamartine DaCosta da (UERJ); Kamilla Mayer da Cape Peninsula University da África do Sul; Melina Guelman (MenuForTourist App) e Lee Bossio (Say Hi Translate App); Elena Fraj da Universidade de Zaragoza na Espanha, Luis Gustavo Barbosa da FGV e Dale Herigstad, da Inglaterra, entre outros.

Na pauta estavam tópicos como o aproveitamento de megaeventos esportivos para marketing de destinos, place branding, gestão de processos e megaeventos, o crescimento turístico e a relação com as mídias criativas, o novo comportamento e consumo do turista, sustentabilidade e desenvolvimento local e realidade aumentada.

Também foram apresentadas soluções práticas como aplicativos desenvolvidos para a atividade turística, entre eles um tradutor de cardápios de restaurantes, e o Say Hi, tradutor de voz para diversas línguas.

Ainda o designer e especialista em novas mídias, Dale Herigstad, falou sobre o o Augmented Reality (Realidade Aumentada), que em tempo real permite aumentar e editar imagens captadas de uma tela. Dale mostrou que a Augmented Reality está presente em filmes, seriados e é uma tendência crescente. Mostrou ainda alguns exemplos de como o turismo pode e já está explorando essa nova tecnologia.

 

Fonte: Ministério do Turismo


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo