Mérito Jessé Freire será entregue nesta segundaNova diretoria da Fecomercio tomará posse nesta noite. |
O Sistema Fecomercio RN, Sesc e Senac realiza na noite desta segunda-feira (12), no Olimpo Recepções, a entrega do prêmio Mérito Jessé Freire, uma homenagem aos empresários que se destacaram no ano de 2009. O evento que começa às 20h, também marca a posse da diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado para o quadriênio 2010-2014 e também será uma comemoração antecipada do Dia do Comerciante, 16 de julho.
Os cinco empresários homenageados com o Mérito Jessé Freire são: o proprietário das Casas Sarmento, Derneval de Sá, como “Empreendedor do ano no Setor de Comércio”; o diretor dos hotéis Praia Mar e Holyday Inn Express, George Gossom, como “Empreendedor do ano no Setor de Turismo”; o diretor do Colégio Conteporâneo, Antonio Teófilo, como “Empreendedor do ano no Setor de Serviços”; o diretor do Consórcio Eldorado e sobrinho-neto de Jessé Freire, Rodrigo Freire, como “Jovem Empreendedor”; e o fundador de Marpas, Aurino Araújo na categoria “Experiência Empresarial”.
Já a diretoria da Fecomercio RN que assumirá pelos próximos quatro anos continua tendo como presidente o empresário Marcelo Fernandes de Queiroz e os empresários Gilberto Costa e Luiz Lacerda como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente.
O evento será encerrado com show de Diogo Guanabara e de Camila Marsiso.
Jessé Freire
O homem que dá o nome à homenagem prestada pelo Sistema Fecomercio a cinco personalidades potiguares, Jessé Pinto Freire, nasceu em 19 de novembro de
1918 na cidade de Macaíba.
Filho de Nelson Geraldo Freire e Maria Augusta Botelho Freire, ele concluiu o segundo grau no Atheneu Norte-rio-grandense e se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Alagoas. Ocupou o cargo de secretário de finanças do RN no governo de Silvio Pedroza, em 1951.
Teve uma carreira política de ascensão meteórica. Seu primeiro mandato, de vereador, foi em 1950. Em 1954 elegeu-se deputado estadual, em 1959 chegou à Câmara Federal, onde ficou, em mandatos sucessivos, até 1971. Elegeu-se, então senador da República, cargo que ocupou até sua morte, em 13 de outubro de 1980.
Além de uma grande carreira política, Jessé Freie marcou a história do comércio potiguar. Foi fundador da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, entidade que presidiu de 1963 a 1965. Foi o primeiro – e até hoje único – potiguar a presidir a confederação nacional do comércio onde ficou por um período de 16 anos, entre 1964 e 1980.












