Exposição reúne o melhor do fotojornalismo mundialOs 143 melhores trabalhos de fotojornalistas do mundo inteiro estarão reunidos na "World Press Photo 2014" |
Um momento para apreciar os trabalhos de profissionais que ganham a vida eternizando milésimos de segundos em uma imagem e tornando-a digna de ser considerada a melhor do mundo em uma categoria. Do amor de um casal soterrado nos escombros de uma fábrica desabada em Bangladesh, que chamou atenção do olhar da fotógrafa Taslima Akhner, às tentativas de migrantes africanos tentando captar o sinal de celular na costa de Djibouti, congeladas pelo norte-americano John Stanmeyer.
Todas essas sensações representadas em imagens fazem parte da exposição World Press Photo 2014 (WPP), que estará de janeiro a março de 2015, nas galerias da CAIXA Cultural Fortaleza. São 143 fotos, publicadas na imprensa em 2013, vencedoras dos prêmios da WPP, uma organização independente sem fins lucrativos, que promove anualmente o maior concurso internacional de jornalismo visual.
A imagem de Stanmeyer, que leva o nome de Signal, foi a grande vencedora da premiação. "É uma imagem muito sofisticada, poderosamente matizada. É feita tão sutilmente, é tão poética e, no entanto, está carregada de significado, transmitindo assuntos de grande gravidade e preocupação no mundo de hoje", comentou Jillian Edelstein, membro do júri, sobre a imagem.
Nesta, que já é a 57ª edição da WPP, trabalhos de 53 fotógrafos de 25 países foram contemplados, divididos em categorias como política, economia, esportes, cultura e natureza. O júri avaliou para esta edição 98.671 trabalhos de 5.574 fotógrafos de 132 países para selecionar as fotos.
"A exposição é uma forma de incentivo aos profissionais de fotojornalismo e todos os profissionais de imprensa. O WPP é uma plataforma de promoção dos direitos humanos, da liberdade de expressão e também serve de panorama para a profissão", analisa Rafael Ferraz, representante da WPP no Brasil. "É o que melhor se produziu no mercado internacional nesse segmento, então, isso acaba virando uma vitrine anual do que melhor se produz em linguagens, formatos e estilos na área", complementa.
A exposição itinerante percorre 100 cidades em 45 países. No Brasil, ela já passou pela CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Fortaleza é a última cidade do Brasil a receber a exposição. Depois, World Press Photo 2014 segue para Espanha, Alemanha e Singapura.
A edição 2015, que trará as premiadas de 2014, já está com as inscrições abertas. Por meio do site www.worldpressphoto.org, o profissional encontra as orientações para se inscrever e concorrer. A seleção acontece da seguinte forma: a cada ano, a fundação WPP monta um júri diferente, com profissionais de vários países relacionados à fotografia. "Isso para que o concurso seja o mais democrático possível", explica Ferraz. O júri faz várias rodadas de análises das imagens e seleciona as três vencedoras de cada categoria na modalidade "foto única" e "série de fotos". A próxima exposição no Brasil está prevista para maio, com início na CAIXA Cultural Rio de Janeiro.
A fundação
A World Press Photo tem sede em Amsterdã e está empenhada em apoiar e promover elevados padrões no fotojornalismo e nos documentários, gerar interesse e reconhecimento do grande público pelo trabalho dos fotógrafos e de outros jornalistas visuais, além de atuar na promoção da livre troca de informações.
Serviço:
World Press Photo 2014
CAIXA Cultural Fortaleza (R. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema). 28 de janeiro a 25 de março (abertura no dia 27 para convidados e imprensa). Terça a sábado, das 10h às 20h e domingo, das 10h às 19h
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: 16 anos
Fonte: Agência Caixa de Notícias












